Ao menor sinal de estresse, tensão ou nervoso, logo aparece alguém para nos dar água com açúcar para acalmar os ânimos. Porém, essa combinação é realmente eficaz ou é apenas mais uma crendice popular?
Bem, com certeza é mais uma crendice popular. A água com açúcar não tem o poder de tranquilizar, ou acalmar os nervos. Vejamos o por quê.
Função do açúcar
O açúcar tem a função de fornecer mais energia para o nosso corpo, sendo assim, não pode ser um sedativo. Então, quando ingerimos açúcar, na água ou nos alimentos, ele é metabolizado pelo nosso organismo se transformando em glicose e frutose, duas importantes fontes de energia.
De acordo com nutricionistas, o açúcar tem o poder de causar aquela incrível sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina, por isso que quando você come um chocolate se sente tão bem. Então, as pessoas acabam confundindo essa sensação de bem-estar com o tal efeito relaxante que muitas pessoas acreditam que a água com açúcar tem.
Temos também o efeito placebo, que é quando a pessoa toma esse tipo de mistura acreditando que vá ficar mais tranquila, e por fim, acaba mesmo ficando. Sendo então, um efeito totalmente psicológico.
Calmantes naturais
Existem algumas formas de conseguir recuperar a calma, como respirar fundo por alguns minutos para oxigenar o cérebro e como consequência recuperar a estabilidade emocional e também a ingestão de chá de camomila ou erva-cidreira junto com açúcar, com certeza vai te deixar bem calminha.
Deixar comentário