Conheça os grandes mitos sobre os gatos

1. Gatos odeiam água

Isso depende muito do gato, no meu caso, tenho uma gata que não pode nem sentir pingos de água que sai correndo, além disso, é impossível dar banho nela, pois você sai do banheiro diretamente para um hospital. E já tive outra que amava tomar banho, ambas diferentes ao extremo.

Porém, algumas raças como o maine coon e o turkish van, amam tomar banho. No entanto que, eles se enfiam embaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. Tudo é uma questão de costume. Gatos por natureza já são bastante higiênicos e mesmo não tomando banho, vivem se lambendo para se sentirem limpos.

gato-nadando

2. Eles enxergam no escuro

Não está totalmente correta essa afirmação. Claro que os gatos têm uma excelente visão, chegando a enxergar 10 vezes melhor do que os humanos no escuro.

Mas, mesmo assim, eles necessitam de algum tipo de luz para que a camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando o poder de sua visão.

3. Gato preto dá azar

Mentira, isso é apenas mais uma superstição em relação aos coitados dos felinos. Na verdade, essa crença surgiu em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, de que cruzar com um gato preto na rua daria azar.

Mas saiba que no Japão e no Reino Unido isso não passa de uma grande besteira, pois para eles é o contrário, cruzar com um gato preto significa um bom sinal.

4. Gatos não são adestrados

Mito. Eles dão mais trabalho que o cão em relação ao adestramento, mas com um pouco de paciência e a utilização de técnicas corretas o bichano pode sim ser adestrado. Temos como exemplo, o Teatro dos Gatos de Moscou há 30 anos, na Rússia, que conta com mais de 120 gatos que fazem acrobacias, andam em corda bamba e até equilibram bolas no nariz. Então, isso só reforça e comprova a possível adestração e habilidades dos gatos.

5. Apegam-se à casa e não aos donos

Os gatos realmente têm um forte senso territorial, mas também tem a visão de quem são as pessoas que cuidam dele. Por exemplo, minha gatinha Fiona, toda vez que chego ela praticamente me arrasta para a cozinha, se esfrega em minhas pernas e mia em direção a tigela de ração, depois de alimentada, corre pelo apartamento, se agarra em minhas pernas e por fim, deita do meu lado na cama. Se esses animais não tivessem um certo carinho por seus donos, talvez eles somente comeriam e iriam se deitar, sem esse alarde todo.

De acordo com relatos, em 1952, uma linda gata persa chegou a percorrer mais de 2.400 quilômetros pelos Estados Unidos na esperança de encontrar seus donos, que se mudaram da Califórnia para Oklahoma.

6. Gatos possuem 7 vidas

Puro mito. Mas, em alguns países no Hemisfério Norte, acredita-se que eles não tenham somente 7 vidas, e sim 9. Porém, a dura realidade é de que eles têm somente uma vida. Os gatos domésticos podem viver em média até 15 anos, já os de rua, cerca de 2 anos.

7. Gatos caem de pé

Depende. Para que os gatos consigam cair de pé, necessitam de uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que consigam se virar a tempo. E se for de uma altura muito grande, mesmo caindo sobre as 4 patas, podem machucar gravemente.

gato-caindo

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário