A fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo uma profundidade de 11.034 metros. Fica localizado no oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas. Geologicamente, a fossa das Marianas é resultado geomorfológico de uma zona de subducção.
O homem chegou à Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10.916 metros de profundidade, levando o tenente Don Walsh e cientista suíço Jacques Piccard por 20 minutos no fundo do oceano. A expedição durou cerca de 9 horas ao todo.
Em 1995, o mesmo ponto foi atingido pelo submarino-robô japonês Kaikō, que recentemente desapareceu durante uma tempestade. Na única ocasião em que seres humanos estiveram no ponto mais profundo do globo, não havia como tirar fotografias, uma vez que as janelas do batiscafo foram reduzidas ao tamanho de moedas, para resistir melhor à pressão. Por esse motivo, não existem registos visuais do evento.
De acordo com o escritor norte-americano Bill Bryson, em seu livro Breve História de Quase Tudo, a aventura nunca mais foi repetida porque a Marinha dos Estados Unidos não quis mais investir em novas missões, uma vez que acreditavam que a missão de enviar o homem à Lua era muito mais importante do que a de investigar o mar profundo.
Antes da descoberta, as pesquisas eram realizadas de maneira empírica, com redes de alta profundidade. Acreditava-se que abaixo do batipelágico não existia mais nada, mas pelas imagens dos mergulhadores e exploradores Ballard e Foster, comprovou-se que graças aos componentes químicos e ao calor exalado pelos vulcões encontrados nas Fossas Marianas (a mais de 10 000 metros de profundidade) existia vida exuberante nas profundezas.
Em 2012, o cineasta James Cameron desceu sozinho até ao fundo da fossa das Marianas num batiscafo, no âmbito da expedição Deep Sea Challenge. Foram sete anos de trabalho e em apenas três horas, uma descida aos 10.998 metros de profundidade.
Resíduos nucleares
Tal como outras fossas oceânicas, a fossa das Marianas foi proposta para local de armazenamento de resíduos nucleares na esperança de que a subducção de placas tectônicas que se verifica no local possa eventualmente fazer entrar o lixo nuclear no manto da Terra. Porém, o depósito de lixo nuclear no oceano é proibido pelo direito internacional.
With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
My blog has a lot of unique content I’ve either authored myself or
outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over
the internet without my permission. Do you know any ways to help stop
content from being ripped off? I’d truly appreciate it.
Whenever you post content from other people, be sure to put in the footer the source and the images from where you searched.
Use the website and program below to check if they are plagiarizing your content.
http://www.plagium.com/pt/detectordeplagio
http://www.copyspider.com.br/main/pt-br/download