Conheça a cidade construída sobre o mar
“Oil Stones” – Uma cidade soviética sobre o mar. Essa cidade foi erguida sobre o Mar Cáspio durante a Guerra Fria nas décadas de 40 e 50. a União Soviética teve que se recuperar da invasão Nazista e naquele tempo, as reservas de petróleo são bem diferentes do que as pessoas na Rússia conhecem agora. Era no Sul da Rússia que as pessoas procuravam pelo petróleo, ao contrário das regiões congeladas da Sibéria como é hoje. O grande diamante da produção de petróleo soviética era a região do Mar Cáspio, principalmente os territórios onde é atualmente o Azerbaidjão.
Devido a escassez do petróleo foi declarado que as terras desta região antigamente cheia de óleo pouco a pouco iriam se esgotar e houve a necessidade então de novas fontes de energia. Até hoje não se sabe quem foi o grande gênio que deu a ideia de pegar o petróleo direto do fundo do mar onde ainda havia bastante quantidade, e ainda propôs construir uma cidade de verdade a 42 km da costa bem no meio do mar. Vendo a grande ideia, os líderes soviéticos daquele tempo apoiaram nessa maluca construção. Sendo então, em poucos meses erguida uma cidade bem no meio de lugar nenhum, apoiada em blocos gigantes de aço vindos do fundo do mar, de uma profundidade de centenas de pés. E eles a chamaram “Neftyanye Kamni” (Em inglês: “Oil Stones”, em português: “Pedras de Petróleo”), sendo atualmente também conhecida como, “Neft Daşları”.
Hoje vivem cerca de 2000 pessoas nessa cidade, porém ela está em ruínas, com seções que se afundam como o tempo no mar, e uma miséria que as autoridades principais do país se obstem. A cidade ergueu no mar durante a Guerra Fria, é agora um cenário desolador que evoca uma era passada de grandes aspirações, que são apenas cinzas.
Deixar comentário