Como é que surgem os bichos dentro das goiabas?

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas. Atualmente encontra-se bastante difundida no sudeste da Ásia.

O bichinho da goiaba na verdade é uma larva de mosca. Elas chegam no interior da fruta quando ainda são os ovinhos que sua mãe colocou dentro da fruta. Ele acaba se desenvolvendo dentro da frutas após sair de dentro desses ovos.

Larvas

O inseto é conhecido como mosca-da-fruta e após seu nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba. Quando a fruta apodrece e cai da árvore, a larva vai para dentro do solo e se transforma em um casulo, como o da borboleta. De dentro desse casulo, sai a mosca adulta.

Depois de fecundadas, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, mas também de diversas outras frutas para colocar seus ovos lá dentro.

Essas moscas, que são amarelas e com desenhos nas asas, usam as frutas como local para se procriarem. A fêmea pousa nesse vegetal e com uma espécie de ferrão no abdômen perfura a casca e bota seus ovos lá dentro do fruto. Ela chega a colocar de oito a dez ovos em cada goiaba, e com 30 dias podem chegar a botar mais de 300 filhotes.

Esses ovos se tornam larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Esse processo favorece a proliferação de bactérias que aceleram o sistema de apodrecimento da fruta. Para as larvas, esse processo é importante, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e facilitando sua respiração.

Pior que achar um bicho de goiaba é achar meio bicho de goiaba! Quando a fruta cai do pé, a larva se enterra alguns centímetros no solo para continuar seu desenvolvimento no estágio de pupa, um período intermediário antes da metamorfose total. Após dez dias, ela finalmente vira uma mosca.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário