Para onde será que vai o xixi e o cocô do bebê enquanto ele ainda está na barriga de sua mãe? Esse artigo vai lhe ajudar a entender. Todos sabem que o bebê se alimenta pelo cordão umbilical, então, tudo que entra precisa sair , certo? Nem sempre.
O cordão umbilical é composto por uma veia e duas artérias. Os nutrientes, anticorpos e oxigênio passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebê fluindo para dentro do corpo dele através da veia umbilical. Ou seja, o bebê é sustentado pelo cordão umbilical, mas não come, logo não produz fezes. Algumas pessoas acreditam que o embrião faz cocô, porque uma coisa escura é produzida no intestino, mas não se trata exatamente de cocô.
Então, se eles não fazem cocô, o xixi eles fazem? Sim, xixi eles fazem na barriga da mãe. O líquido é liberado livremente na bolsa amniótica, que envolve o embrião. Mas, a urina produzida pelo bebê é quase que toda composta por água, isso porque o embrião não tem muita sujeira para expelir, porque não se alimenta como nós e também porque os metabólitos são enviados para a mãe, pelo cordão umbilical, e excretados por ela.
No final da gravidez, o embrião pode soltar esse mecônio no líquido amniótico, o que pode ser perigoso quando o bebê nasce e respira pela primeira vez. Se o bebê aspirar o líquido com mecônio, ele pode ter os pulmões contaminados e desenvolver pneumonia. Por isso, antes de cortar o cordão, os médicos aspiram o líquido que cobre o nariz e a boca do recém-nascido.
Fonte: Muito Fixe
Deixar comentário