As propriedades misteriosas da cera do seu ouvido

As propriedades misteriosas da cera do seu ouvido

De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, o nome específico correto é cera mesmo e é uma secreção produzida pelo organismo para proteger a audição de qualquer agente externo que possa ser introduzido nos ouvidos, também trabalha para, lubrificar e impedir que as bactérias entre nos ouvidos.

Cerume ou Cerúmen

O cerúmen ou cerume, mais conhecido como “cera” ou “cera de ouvido”, é a secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidades, e para nossa tranquilidade, sai espontaneamente.

Algumas pessoas produzem essa secreção oleosa em mais quantidade do que outras, sendo assim, a causa mais provável o excesso de limpeza ou alterações do organismo de cada um que influenciam na fisiologia da produção do cerúmen. Algumas pessoas chegam a produzir um tampão de cerúmen que pode levar à surdez se não removido por um especialista.

Quais suas propriedades?

Especialistas chegaram a conclusão de que a sua cera de ouvido tem propriedades antimicrobianas, decorrente do seu pH ser levemente ácido, eliminando grande parte das bactérias aeróbicas e prevenindo o crescimento de fungos. Já outros estudos indicam que a cera é a canalização perfeita para crescer estas infecções do ouvido. Independente de quais sejam os estudos mais precisos ou corretos, a verdade é que a cera tem um papel importante na sua saúde.

Incrivelmente, seus genes determinam o tipo de cera em seu ouvido. Ainda de acordo com os cientistas do Instituto Monell na Filadélfia, Estados Unidos, os asiáticos produzem uma cera mais seca do que outras pessoas, devido ao gene ABCC11 e comparados com os caucasianos, o cheiro também é diferente. Especialistas também concluem que pelo cheiro também conseguem identificar os tipos de doenças.

Remoção

A remoção do cerume pode ser perigosa, principalmente se forem removidas indevidamente ou por objetos e métodos impróprios.

Doenças causadas pela falta ou excesso de cerúmen:

  • Eczema do meato acústico externo;
  • Exostoses e osteomas dos meatos acústicos externos, podendo levar crianças à surdez permanente.

Uso de cotonetes

Não é necessário remover a cera do ouvido, quando sua produção é normal. Se você se sente incomodado com a cera, o ideal é ir a um médico especialista para remoção do excesso, pois dependendo de como possa remover a cera pode ser prejudicial a sua audição.

Os cotonetes só servem para a limpeza por fora do ouvido, não os use para ir até o fundo do canal auditivo, pois o tecido que cobre a região é extremamente delicado, podendo causar uma infecção ao pressionar demais qualquer membrana da área do tímpano. Outro motivo é que o uso de cotonetes na verdade acaba empurrando mais a sujeira para dentro ao invés de trazê-la para fora.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário