Muito se pressupõe em relação a fórmula da Coca-Cola, devido a sua misteriosa receita secreta utilizada para fabricar a bebida mais famosa e consumida no mundo inteiro. Acredita-se que a empresa The Coca-Cola Company usa essa curiosa e cobiçada fórmula como uma estratégia de marketing, além de ser um segredo comercial e industrial protegido por diversas patentes.
De acordo com vários boatos ao longo dos anos acredita-se que apenas dois executivos tenham acesso à fórmula e que cada um deles saibam parcialmente a fórmula secreta, que só pode ser liberada quando estão juntos. Esses boatos até hoje não foram confirmados, mas a verdade é que apenas dois executivos conhecem a fórmula real da Coca-Cola.
A fórmula da Coca-Cola é o mais bem guardado segredo comercial do planeta e mesmo que alguém consiga fazer um refrigerante idêntico não conseguiria sobreviver tendo que competir com a gigante Coca-Cola, pois somente o nome da marca já é o suficiente para alavancar as vendas.
Provavelmente uma nova empresa não conseguiria se sobressair no mercado por muito tempo, pois a gigante iria atropelá-la, há não ser que essa empresa disponibilizasse bilhões para investir com tudo no mercado super concorrido dos refrigerantes.
Curiosidades rápidas
Segundo especulações, dizem que apenas um país conseguiu reproduzir a fórmula com tanta perfeição, e foi aqui no Brasil.
Uma empresa que começou a se destacar vendendo o Guaraná Jesus, onde faz muito sucesso no Maranhão, acabou chamando a atenção da gigante, e adivinhem! A The Coca-Cola Company comprou a empresa, agora fabrica e distribui o refrigerante principalmente no Maranhão. E de acordo com as pesquisas realizadas, é mais vendido do que a Coca-Cola.
A marca é patenteada, mas a fórmula secreta não, portanto, o refrigerante pode ser copiado por quem quer que seja.
História
A fórmula da Coca-Cola surgiu em 8 de maio de 1886 pelo farmacêutico John Pemberton apenas como um remédio para o cérebro e os nervos. Frank Mason Robinson foi o responsável pela introdução da marca e a idealizador do seu famoso logotipo. Mais tarde, em 21 de janeiro de 1893 a marca foi patenteada e começou a ser comercializada em nível mundial.
Em 1919 a companhia foi comprada por Ernest Woodruff e a fórmula ficou guardada a sete chaves no Guaranty_Bank. Passados alguns anos, a fórmula mais que secreta acabou parando no Banco SunTrust, em Atlanta. Em 2011 a fórmula foi transportada para o museu da Coca-Cola em Atlanta, World of Coca-Cola, em um cofre que ficará em exposição para visitantes, no entanto, a fórmula de fato continuará fora de alcance dos milhões de olhares curiosos do público, uma vez que ela está dentro do cofre.
As receitas abaixo descriminadas vivem aparecendo de tempos em tempos e são dadas como incorretas pela The Coca-Cola Company. Pode ser também que eles soltem essa fórmula incorreta somente para gerar rumores e as pessoas acreditarem que é a verdadeira fórmula do refrigerante, vai saber né?
Dizem que a original fórmula do criador da bebida, John Perberton já teria vazado na internet. Uma cópia manuscrita da receita foi encontrada na parte de trás do livro do farmacêutico meio século atrás, e impresso em 1979 em uma edição do jornal The Atlanta-Journal Constitution.
Receita 1
Esta receita atribui-se a uma folha de papel encontrado num livro antigo do criador da Coca-Cola, John Pemberton.
- 1 onça de extrato de baunilha
- 2 ½ onças de saborizante
- 4 onças de F.E. Coco (fluid extract of coca)
- 3 onças de ácido cítrico
- 1 quarto de suco de lima
- 30 libras-peso de açúcar
- 2 ½ galões (3,785 L) de água
- Quantidade suficiente (q.s.p) de caramelo
Saborizantes:
- Óleo de laranja 80
- Óleo de limão 120
- Óleo de canela 40
- Óleo de coentro 40
- Nerol 20
- Álcool ¼
Receita 2
Esta receita é do livro Big Secrets, onde William Poundstone apresenta uma versão da fórmula para um galão.
- 2400 g de açúcar dissolvidos em água
- 37 g de caramelo
- 3,1 g de cafeína
- 11 g de ácido fosfórico
- 1,1 g de folha descocainizada de coca
- 0,37 g de nozes de cola
A folha de coca e nozes de cola são embebidas em 22 g de álcool 20% e o extrato resultante é acrescentado líquido.
- Suco de lima – 30 g
- Glicerina – 19 g
- Extrato de baunilha – 1,5 g
Saborizante 7X:
- Óleo de laranja – 0,47 g
- Óleo de limão – 0,88 g
- Óleo de noz-moscada – 0,07
- Óleo de cássia – 0,2 g
- Óleo de coentro – traços
- Nerol – traços
- Óleo de lima – 0,39 g
Deixar comentário