Você sabia que as sementes da maçãs podem ser venenosas?
Isto ocorre porque a parte branca das sementes contém quantidades muito pequenas de cianeto, um veneno que impede que as células respirem, ocasionando a asfixia. No entanto, é interessante notar que em quantidades bem pequenas é impossível o cianeto agir como um veneno, seriam necessárias cerca de 1500 sementes de maçã para que pudesse surtir algum tipo de efeito.
Cianeto
A toxicidade do cianeto é devida principalmente à ligação reversível ao ferro no estado férrico (Fe (III) ou Fe3+) da enzima citocromo oxidase mitocondrial (citocromo a-a3) da cadeia transportadora de elétrons. O citocromo a-a3 mede a transferência de elétrons para o oxigênio molecular, o último passo da fosforilação oxidativa.
Ao bloquear esta enzima, a célula é incapaz de utilizar o oxigênio e usa um metabolismo anaeróbio reduzindo a fermentação láctica, o que resulta no rápido desenvolvimento de acidose láctica. Há também uma alteração no metabolismo da célula devido a produção de ATP.
A morte pode ser resultante do dano das células que controlam a respiração ao nível do sistema nervoso central, uma vez que estas são muito sensíveis à hipóxia, provocando incapacidade de respirar.
Envenenamento
Ao longo da história, o cianeto tem levado numerosas pessoas a intoxicação, um dos mais conhecidos foi o caso de envenenamento de Grigori Rasputin, místico influente russo que ingeriu grandes quantidades de vinhos e bolos que lhe causaram sua morte.
Segundo historiadores, o”cianureto” foi muito utilizado na Segunda Guerra Mundial, por espiões que ao verem que poderiam ser capturados, preferiam se suicidar. A ingestão de uma dose de 0,5 a 1 mg seria suficiente para matar instantaneamente um adulto.
Então agora você já sabe que não é somente as sementes de maçãs em exagero que podem causar algum risco a sua saúde, mas o exagero em alimentos que possuem pequenas quantidades cianetos.
Agora você sabe, se você comer 1500 maçãs em um dia, o que é sem sementes!
Deixar comentário