É o Hinduísmo, uma tradição religiosa que se iniciou no subcontinente indiano. Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é mencionado frequentemente como a “religião mais antiga”, a “mais antiga tradição viva” ou a “mais antiga das principais tradições existentes”.
Quem garante essa informação é o teólogo Rafael Rodrigues da Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. De acordo com o estudioso, os primeiros textos sagrados do Hinduísmo, os Vedas, foram escritos há mais de 3 500 anos, portanto, as suas origens têm raízes na pré-história.
A religião não teve um fundador específico, como o Islamismo de Maomé por exemplo, e admite total liberdade de crença, reunindo seitas que cultuam um grande número de deuses e divindades. Os deuses mais importantes da religião são Brahma (que representa o princípio criador), Vishnu (deus do sol) e Shiva (das tempestades).
Xamanismo
Apesar de mais antigo, o Xamanismo não pode ser considerado uma religião, conforme afirma Rodrigues da Silva, porque não possui uma organização evidente, com doutrina (conjunto de princípios) e clero (entidade com sacerdotes).
Sua figura central é o xamã, curandeiro tribal que é capaz de visitar o mundo dos espíritos e resgatar as almas das pessoas doentes, segundo acreditam os seus seguidores. O Zoroastrismo, por sua vez, é a mais antiga religião criada por um fundador conhecido, o profeta Zoroastro, ou Zaratustra.
Como falar de religiões mais antiga sem falar a partir de onde iniciou a humanidade, é no mínimo uma falta de bom senso, para não citar outros adjetivos. Pensem…
Boa noite Luiz,
Irei tentar deixar o post mais completo.
Agradecemos sua opinião.