Você sabe como surgiu a quilograma (kg)?

O quilograma (símbolo no SI: kg) é a unidade básica de massa do Sistema Internacional de Unidades (SI). A massa de um corpo também é usada para determinar o seu peso.

No SI, o peso não é dado em quilograma-força (kgf), sendo essa unidade substituída pelo newton (N). Tanto o quilograma-força quanto o newton são unidades derivadas do quilograma.

No uso cotidiano, a massa de objetos variados é dada em quilogramas e a partir dela pode-se chegar ao seu peso, que é a medida da gravidade em ação em uma determinada massa.

Antes de se adotar o IPK, o quilograma era definido como sendo a massa de um litro de água desmineralizada a quinze graus Celsius. Abandonou-se esse método, porém, após perceber-se que a massa da mesma quantidade de água variava de acordo com a sua pureza.

Na França, em 7 de abril de 1795, foi definido o grama como sendo igual à massa de um volume de água igual a um cubo com aresta da centésima parte do metro.

Em 1668, já havia sido definido pelo inglês John Wilkins uma unidade de massa com base num determinado volume de água.

Como as massas utilizadas pelo homem no seu cotidiano são relativamente maiores do que o grama, e uma vez que um padrão feito com base na água, que não apresenta a mesma densidade em todas as suas amostras, seria incômodo, a regulamentação comercial exigiu um método de definição de massa que mantivesse sua estabilidade e que pudesse ser reproduzido. Assim, o padrão de massa provisório foi feito com um artefato metálico mil vezes mais massivo que o grama, o quilograma.

Um projeto para determinar com precisão o quilograma foi encomendado, mesmo que a definição inicial tivesse decretado que a água deveria estar a 0 °C, como sendo o seu ponto em que ela está mais estável.

O químico francês Louis Lefèvre-Gineau e o naturalista italiano Giovanni Fabbroni, após vários anos de pesquisa, propuseram, em 1799, a redefinição do padrão para a temperatura de 4 °C, considerada a mais estável por ser o momento em que a água atinge a sua densidade máxima. Nesse mesmo ano, um protótipo de platina foi fabricado com o objetivo de ter a mesma massa de um decímetro cúbico de água a 4 °C. Ele foi formalmente aceito em 10 de dezembro de 1799 e este padrão perdurou por mais noventa anos.

Via: Wikipédia

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário