Você sabe a diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

livros de psicologia psicólogo

Psiquiatria

As diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional são tratados nessa especialidade da medicina, que também lidam com a prevenção, atendimento, diagnóstico e a reabilitação da doença, que normalmente apresentam algumas manifestações bem severas.

Dentre os problemas tratados por este profissional da medicina estão o transtorno bipolar, a esquizofrenia, depressão, a demência e também os transtornos de ansiedade. Até o século XX esses tipos de especialistas eram denominados de alienistas.

Após o estudante concluir sua formação, ele pode optar pela especialização em psiquiatria, que é composto por estudos específicos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico em diversas modalidade de atendimento, e tem duração de 2 ou 3 anos.

Seu objetivo principal é tratar dos problemas mentais dos pacientes. Além disso, ele é apto a receitar medicamentos, uma habilidade que o psicólogo não pode exercer. Dependendo dos casos, o tratamento psiquiátrico deve estar ligado a psicoterapia para obter resultados satisfatórios.

Psicólogo

A psicologia também estuda o comportamento e as funções mentais do ser humano. Seu principal objetivo é a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.

Ele também pode ser classificado como um cientista social, comportamental ou cognitivo. A psicologia tenta entender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.

O curso tem duração de 4 anos para bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. O psicólogo pode atuar na área da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. Também pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise e a terapia cognitivo-comportamental.

Psicanalista

A psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que se formou em 1881 e trabalhou no Hospital Geral de Viena. No decorrer dos anos ele descobriu o uso da hipnose com um neurologista francês. Freud então iniciou a proposta desse método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente

O psicanalista possui formação em psicanálise. O estudo consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diversas áreas de ensino superior.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: