Veja do que as pessoas mais morrem no mundo

Milhões de pessoas morrem ao ano no mundo por diversos fatores, mas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas dessas mortes são mais comuns do que outras, como as mortes no trânsito, problemas de doenças vasculares, diabetes, dentre outras.

Veja as causas mais comuns de morte, segundo a OMS.

1.  Cardiopatia Isquêmica

A causa número 1 de mortes é a cardiopatia isquêmica (angina e infarto) ou doença arterial coronariana, que é um termo usado para definir estreitamentos das artérias coronárias, que levam sangue rico em oxigênio para o coração, sendo assim, provoca menor fornecimento de sangue ao coração.

2. Infarto

O infarto ou enfarte é a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele. Quando existe uma lesão arterial que diminua a irrigação de um órgão este órgão passa a sofrer de isquemia. Se o problema arterial não for resolvido rapidamente então dá-se o que se chama de “enfarte” – as células morrem.

3. Pneumonia

É uma doença inflamatória no pulmão—afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos)— associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo (consolidação) em uma radiografia de tórax. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas.

4. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Conjunto de condições pulmonares que bloqueiam a passagem do ar e dificultam a respiração, sendo progressiva e comum em fumantes com mais de 60 de idade.

5. Diarreia

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença, porém se ela permanecer por mais de 5 dias, pode levar a pessoa à óbito, devido a desidratação. Parece tão inofensiva, mas cerca de 2 mil crianças morrem por dia de diarreia no mundo.

6. HIV/AIDS

A Aids é uma infecção viral ainda sem cura. Considerada a sexta maior causa de mortes no mundo, a AIDS é uma síndrome da Imunodeficiência.

7. Câncer nos Pulmões

É um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas e que causa um enorme número de mortes todos os anos.

8. Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

9. Acidentes de Trânsito

Calcula-se que mais de 3500 pessoas morrem por dia vítimas de acidentes de trânsito no mundo.

10. Nascimento Prematuro

O nascimento prematuro ocorre quando a grávida não completa as 37 semanas de gestação, sendo assim, uma grande ameaça ao prematuro.

Fonte: Wikipédia