A música “Parabéns para Você” (e sua versão original em inglês) é a música mais tocada em todo o mundo e rende cerca de US$ 2 milhões por ano só com o direito autoral que é pago quando é executada em rádio e TV.
Peça fundamental em festas de aniversários, afinal, é a música que se canta para quem está aniversariando. Então, ela é a música mais conhecida do planeta, pois, todo mundo faz aniversário, fato. A música pode não ter criado nenhum tipo de movimento importante e nem ter representado uma geração, mas sem ela os aniversários poderiam ser fatídico sem os “parabéns”.
A melodia se originou a partir da canção “Good Morning to All” (“Bom dia a todos”), das professoras e irmãs norte-americanas Mildred J. Hill e Patty Hill em 1893, quando compuseram a canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A melodia era acompanhada pela repetição do título quatro vezes. Isto ocorreu no ano de 1875.
Em 1893 as irmãs resolveram registrar a composição, e em 1924 a composição foi publicada num livro de Robert Coleman, que trazia partituras intitulado “Celebrations Songs”, tendo conservado a melodia e alterado o verso para Happy Birthday to You” (“Feliz Aniversário a Você”).
Em 1933, Jessica Hill, irmã das verdadeiras autoras, ingressou na justiça reivindicando os direitos autorais, saindo vitoriosa.
Na versão adaptada de 1933 o refrão “happy birthday to you” era repetido quatro vezes, sendo que na terceira vez o “to you” era substituído por “dear” seguido pelo nome do aniversariante.
No final da década de 1930 a música chegou ao Brasil, porém, ainda cantada em inglês. O compositor e radialista Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para que as pessoas escolhessem uma letra que tivesse haver com a melodia de “Happy Birthday To You”.
Foram cerca e 5 mil participantes, mas a vencedora foi a paulista de Pindamonhangaba, Bertha Celeste Homem de Mello de 40 anos de idade. Para a avaliação e escolha foi composto um júri de grandes nomes da Academia Brasileira de Letras. A música foi escolhida em apenas cinco minutos pelos jurados, Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão..
Bertha, faleceu em 1999 e desejava que as pessoas continuassem e mante-se a canção da forma que ela escrevera, tal como no excerto abaixo:
Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida
E ainda para finalizar a canção é de costume declamar o seguinte bordão, após cantar esta música ao aniversariante:
É pique, é pique. É pique, é pique, é pique!
É hora, é hora. É hora, é hora, é hora!
Rá-tim-bum!
Uma das possíveis origens para este bordão surgiu no ambiente acadêmico, onde os estudantes eram convidados para festas de aniversário e utilizavam os seus bordões de costume para animá-las. O bordão é uma colagem de diversos outros bordões usados pelos estudantes, como pic-pic referindo-se a um dos estudantes que mantinha consigo uma tesoura para aparar a barba e o bigode e rá-tim-bum que teria se originado do nome Timbum de um rajá indiano que teria visitado a faculdade.
Deixar comentário