Um desodorante é um produto utilizado nas axilas do corpo humano para combater inicialmente os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríperas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro ruim. Este cheiro é produzido apenas com a adição de bactérias.
Há muito tempo que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Durante o Império Romano, os homens após o banho colocavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.
No início do século XX começou-se a produzir nos Estados Unidos um desodorante composto por uma mistura de sulfatos de potássio e alumínio.
Devido o alto preço do produto, inicialmente só quem tinha um poder aquisitivo maior tinha acesso ao produto, mas após a Segunda Guerra Mundial, o uso do desodorante praticamente se espalhou por todo o Ocidente, onde o preço passou a ser acessível para todos.
Atualmente muitos desodorantes apresentam na sua composição bicarbonato de sódio (NaHCO3), substância que reage com os ácidos carboxílicos produzindo sais inodoros. Eles podem ser usados em praticamente todas as partes do corpo, nas axilas, no cabelo, nos pés, nas genitálias, inclusive nas roupas, para aromatizar ambientes, e até em animais domésticos.
Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada consumidor, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.
Podendo ainda ser antitranspirante que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas ou antiperspirante que reduz a formação do mau-cheiro e a transpiração.
Deixar comentário