Nos grandes lixões pelo mundo não existe nenhum controle dos tipo de resíduos que são despejados. Resíduos como os domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados unidamente com os hospitalares e industriais, que possuem um alto poder poluidor, além dos riscos de doenças. A presença de catadores de lixo nessa área, e de restos de animais podem ocasionar riscos de incêndios devido aos gases gerados pela decomposição dos resíduos.
Infelizmente a quantidade de lixo produzido pelos brasileiros tem só aumentado. Para cada brasileiro aumentou 955 gramas diárias de lixo produzido em 2002 e em 2013 essa quantidade subiu para 1,23 kg. Aparentemente, parece pouco diante das milhões toneladas geradas, mas esse aumento de 21% significa que hoje o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, sendo o suficiente para preencher mais de mil aviões cargueiros Boeing 747.
A reciclagem é um dos fatores primordiais para a preservação do meio ambiente. Reciclar 1 tonelada de plástico, por exemplo, economiza 130 kg de petróleo e reciclar 1 tonelada de papel pode salvar aproximadamente 40 árvores adultas.
Foi constatado que mais de 45% do lixo produzido no Brasil poderia ser reciclado, mas a realidade é a de que somente 3% desse lixo é realmente reciclado. A cidade que mais produz lixo é a cidade de São Paulo, devido aos mais de 11 milhões de habitantes, segundo o censo de 2010 e somente 2% de todo o lixo produzido é reciclado. Com o projeto da construção de novas usinas de reciclagem, o plano é de que, até 2033, 80% do lixo tenha o destino correto.
O terceiro maior produtor mundial de lixo é o Brasil, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e China e posteriormente o Japão e a Rússia. Os Estados Unidos chegam a produzir anualmente 226 milhões de toneladas, equivalente a África junta.
No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os resíduos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade.
Curitiba é o município brasileiro que mais recicla, sendo cerca de 20% de todos os resíduos descartados e no mundo o Japão é o campeão de reciclagem, sendo aproximadamente 50% do lixo reaproveitado.
Os americanos descartam cerca de 50 bilhões de latas de alumínio por ano já o Brasil é o país que mais recicla essas latas. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas reaproveitadas ou 96% da produção total do país.
Uma lata de alumínio pode ser reciclada indefinidamente sem perder suas características. Reciclar latas gasta 95% menos energia do que fabricar uma nova. Apenas uma lata de alumínio pode economizar energia equivalente a usada para manter uma TV ligada por 3 horas.
Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.
Quando se recicla vidro, nada se perde. Isso significa que se você reciclar 1 tonelada de vidro, produzirá 1 tonelada de vidro novo. Reciclar 1 tonelada de vidro evita a extração de mais de 1 tonelada de areia, gasta apenas metade da água e economiza até 22% de barrilha.
Pilhas e baterias não devem nunca serem descartadas no lixo comum. Se forem destinadas aos lixões, o material químico e tóxico dentro delas se infiltra na terra e contamina os lençóis freáticos.
Muita gente não sabe, mas o isopor é 100% reciclável. Ele pode ser transformado em outros materiais plásticos, como poliestireno e compostos estireno butadieno estireno, virando solado de sapato, vaso de plantas, gabinete de TV e régua escolar, entre muitas outras possibilidades.
Como pode 1 tonelada de plastico ser feito so com 130 kg de petroleo? de onde vem o resto do peso? Nada se cria tudo se transforma.
Porque o governo ao invez de pagar o bolsa miseria, não paga um adicional para os outros lixos reciclaveis? Lata de aluminio não é mais lixo. jogue uma na rua, e veja quanto tempo fica la antes de alguem pegar. Se o governo pagasse para quem coleta os reciclaveis o mesmo tanto que os compradores pagam, receberiam o dobro, e 100% de tudo seria reciclavel. Ate os não reciclaveis seriam transformados em composto.