Bom, no decorrer do texto você irá descobrir se sim, ou não.
O pinguim é uma ave da família Spheniscidae, característica do Hemisfério Sul, em especial na Antártida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e África do Sul, entre outros.
Apesar da maior diversidade de pinguins encontrar-se na Antártida e regiões polares, há também espécies que habitam nos trópicos como por exemplo o pinguim-das-galápagos.
A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme; as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as pele são impermeabilizadas através da secreção de óleos.
Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha, sendo por sua vez vítimas da predação de orcas e focas-leopardo.
É uma ave marinha e nadadora, chegando a nadar com uma velocidade de até 45 km/h, passando a maior parte do tempo na água.
Mas vamos ao que interessa. A resistência a baixa temperatura dessas pequenas aves surpreendem, mas será que é possível um pinguim morrer de frio?
Bem, para começo de conversa é necessário saber que não são todas as espécies existentes que conseguem viver no frio da Antártida. Apenas de 4 das 18 espécies existentes conseguem viver no frio intenso da Antártida. Então, a ideia que tínhamos de que o pinguim viveria somente no gelo, está equivocada.
O pinguim-de-magalhães, que é uma das espécies de pinguins que não vivem no gelo, conseguem viver tranquilamente em temperaturas que variam de 0ºC a 28ºC, mas, em temperaturas abaixo de 0ºC eles não conseguem se ambientar apropriadamente, podendo a chegar a falecer.
Veja mais: Algumas curiosidades sobre a Antártida
Para escapar do inverno, diversas espécies acabam migrando para o Brasil, chegando até a Bahia. Algumas pessoas ao se defrontarem com um pinguim em uma praia, imediatamente acreditam na necessidade de colocá-lo no gelo, porém isso pode acabar matando-o, pois após essa longa migração, o pinguim chega cansado e com a imunologia baixa. Conclui-se que os pinguins podem sim morrer de frio, mas somente algumas espécies.
Deixar comentário