Será que faz mal tomar remédio vencido?

remédio vencido

O prazo de validade é um fato extremamente importante para ser verificado e respeitado, seja de alimentos, produtos ou medicamentos, pois é uma garantia que o consumidor tem de que o produto é seguro e está apto a ser consumido. No caso especificamente dos remédios, deve-se utilizar ou consumir aquele produto até o mês e ano determinados na embalagem. Portanto, a regra deve ser respeitada, sem exceções.

É comum mantermos em casa um kit básico de medicamentos, para o caso de necessidade, como um remédio para dor de cabeça, dor no estômago entre outros. Mas, e na hora que você está com aquela dor insuportável e o remédio está fora do prazo de validade? Nesse caso, o médico e editor de saúde dos canais da Fox News informa que o prazo de validade é a data limite na qual o fabricante garante completa segurança e eficiência do medicamento. Portanto, é necessário substitui-lo por outro dentro da validade.

Embora, os especialistas alertem que se alguém tomar um remédio depois do vencimento nada vai acontecer, o correto é que se consuma medicamentos dentro de sua data limite. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar, mas corre o risco do remédio não ter a mesmo efeito.

No Brasil, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os fabricantes são obrigados a expor nas embalagens, as datas de fabricação (mês e ano) e de validade (mês e ano), assim como o número do lote do medicamento, seja ele controlado ou não.

Recomendamos: