Qual é a origem da arte?

origem da arte

Qual é a Origem da Arte?

De onde surgiu a arte? É difícil de apontar, dado que ela talvez seja tão antiga como o próprio ser humanos.

Mas tudo precisa de um começo, e não foi diferente com a arte. Desde os primeiros pintores, até as primeiras exposições, a arte surge de maneira enigmática para prestigiar uma era a partir de seu movimento.

Talvez você se surpreenda com quem foram os primeiros do ramo da arte. Confira a seguir:

O Berço do Surgimento da Arte:

Como expressão da linguagem, a arte é tão antiga quanto o homem.

Em termos atuais, existe uma subdivisão em quatro períodos: Arte Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

O período da Arte Antiga

É definido que a arte mais antiga é datada da Suméria. Já em 4.000 a.C. os Sumérios desenvolviam seus templos, palácios e ornamentos.

Portanto os registros desta época são considerados como o berço evolutivo da arte.

O período da Arte Medieval

Se tratando da arte mais antiga e próxima do que se conhece hoje, é possível elencar o período medieval como um retrato mais similar do que se entende por arte atualmente.

Cientistas elencam que as primeiras telas de pintura a óleo advêm do século VII (7), tendo surgido provavelmente na Europa, justamente durante o período medieval.

A Idade Média começou no século V (5) e terminou no século XV (15), sendo o marco inicial das pinturas atuais.

O primeiro artista:

Como já ressaltado, a arte basicamente nasceu com o homem. Não é possível dar um nome ao primeiro artista, já que sua época possuiu poucos registros.

Contudo, o primeiro traço de arte na humanidade se remete a incríveis 64 mil anos atrás, época dos primeiros habitantes da Terra, os Neandertais.

É difícil atribuir datas precisamente com a datação por carbono, ainda assim, o primeiro registro de arte “humana” é a pintura rupestre.

Em cavernas como La Pasiega e Ardales, é possível observar pequenas gravuras desenhadas à mão. Linhas, mãos e figuras primitivas de animais estampam aquele cenário que fantasia os exploradores.

Como retrato histórico das caçadas e possíveis rituais dos homens das cavernas, a arte significa para a sociedade contemporânea a habilidade de se identificar como um ser, a diferenciação e a linguagem.

A importância da arte e dos artistas:

Se valendo de inúmeros atributos, a arte é uma forma de expressão, decoração, representação e comunicação. Toda era documentada da história possui uma identificação forte com a arte.

Seja em prol da religião ou política, o papel da arte era e ainda é retratar, através dos olhos do artista, o reflexo da época. A partir de artistas que, contrariando a igreja, exploravam a anatomia humana e animal, ocorreram até mesmo avanços na área da medicina.

Grandes pintores como Leonardo Da Vinci puderam contribuir não só com a arte, mas com influência na tecnologia, medicina, biologia, filosofia, política e matemática.

E a arte compõe este importante papel de ferramenta cultural, que mantem o conhecimento, ideias e ideais vivos, ao longo dos séculos e milênios!

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário