Qual a diferença entre o FBI e a CIA?

FBI

O FBI (Federal Bureau of Investigation) ou então em português, Departamento Federal de Investigação é uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, uma espécie de Polícia Federal, só que dos Estados Unidos. Sua função é servir tanto como uma polícia de investigação quanto o serviço de inteligência interno (contra inteligência).

O FBI tem jurisdição investigativa sobre as violações de mais de duzentas categorias de crimes federais. Seu lema é “Fidelity, Bravery, Integrity” (em português: “Fidelidade, Bravura, Integridade”), correspondente às iniciais “FBI”.

Existem mais de 400 agências em várias cidades pequenas por todo os país, mais de 50 escritórios internacionais localizados em embaixadas americanas ao redor do mundo, 56 escritórios localizados nas principais cidades de todo os Estados Unidos e seu quartel-general no J. Edgar Hoover Building está localizado em Washington, D.C.

O FBI foi criado em 26 de julho de 1908 pelo procurador público Charles Joseph Bonaparte, e é considerado a maior agência policial do mundo. Não é um departamento de polícia nacional, e sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos.

A principal meta do FBI é “controlar” os Estados Unidos, manter e aplicar as leis criminais dos Estados Unidos, e dar liderança e serviços de justiça criminal aos parceiros e agências municipais, estaduais, federais e internacionais, em toda e qualquer ocasião.

CIA

A Central Intelligence Agency, em português Agência Central de Inteligência, mais conhecida como CIA é o serviço de inteligência estadunidense, onde é responsável por investigar e fornecer informações de segurança nacional para os senadores daquele país, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional e informar os responsáveis para que sejam providenciadas medidas cabíveis, além disso, ela também de trabalhar em atividades secretas, a pedido do presidente dos Estados Unidos.

Devido a Guerra Fria e o avanço do comunismo, o serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica para combater ambos. Hoje em dia a CIA não tem tanto prestígio quanto antes, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.

Apesar de o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA seja algo comum, suas diferenças são grandes, uma delas é a de que enquanto o FBI tem um foco maior e atua mais dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário