Aliança é um anel em que serve para simbolizar um compromisso ou uma união afetiva entre duas pessoas, em noivados e cerimônias de casamento, ou muitas vezes somente por estética, porém não no 4º dedo.
História do surgimento do anel
O anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo (Anelar — ou anular, também vulgarmente conhecido como “seu-vizinho”) da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até os dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Após, surgiram ainda muitas outras crenças, como, por exemplo, o facto de os escoceses dizerem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
Muitos já acreditam que o fato de se usar a aliança no dedo anelar era porque é impossível separar uma mão da outra quando ligada pelo quarto dedo, sendo assim, considerado a união do casal e da família.
Deixar comentário