De ondem vem a ordem?
Você nunca se perguntou porque as letras do teclado vem daquela forma aleatória e não em ordem alfabética? De onde vem a ordem das teclas?
Essa distribuição vem desde as máquinas de escrever e se você notar, poderá ver que a segunda linha de teclas do seu teclado está quase em ordem alfabéticas. Por incrível que parece, a primeira linha contém todas as letras para compor a palavra “máquina de escrever” em Inglês, ou seja, “typewriter”. Essa ordem foi feita para tornar a digitação mais lentas, porque as primeiras máquinas de escrever travavam quando a datilografia era muito rápida.
O impressor americano Christopher Latham Sholes, nascido em 1819 foi quem inventou a máquina de escrever, em 1868. As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Em 1932, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada. Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados e chegaram a conclusão de que o QWERTY é mais fácil de ser memorizado do que o outro.
A ordem das teclas sempre foram muito criticadas devido as razões ergonômicas, a maioria das pessoas são destras, portanto o layout do teclado requer uma maior utilização da mão esquerda que faz cerca de mais de 57% do trabalho de digitação. Além disso, a destreza do dedo não está relacionada a utilização das letras. Por exemplo, os dois dedos fortes da mão direita (indicador e médio) são utilizados para duas das letras menos frequentes, tais como J e K.
Alguns especialistas chegaram a estudar novas propostas de teclados com base em dados estatísticos sobre a utilização das letras, mas as dificuldades envolvidas na sua execução fez com que o “QWERTY” clássico continuasse em vigor.
Milhões de pessoas já se adequaram a essa ordem aleatória, porém algumas não conseguem se adaptar e sugerem mudanças, mas esse tipo de mudança não seria muito benéfico para a maioria, enfim, melhor deixar como está.
A origem do nome – “Qwerty” vem das seis primeiras teclas da primeira linha do teclado.
Deixar comentário