Os locais habitados mais frios do mundo

Conheça os locais habitados mais frios do mundo

No nosso planeta existem regiões que descem a muitas dezenas de graus negativos, regiões verdadeiramente geladas. Regiões estas habitadas e que as temperaturas podem cair a valores extremamente baixos. É o caso de Oimiakon (ou Oymyakon) e Verkhoiansk, ambas as localidades localizadas na Rússia. Estes são os dois locais habitados mais frios do mundo.

Oimiakon, Iacútia, Rússia

Oimiakon situa-se na Sibéria, na República de Sakha, junto ao rio Indigirka (ou Indiguirka). A população de Oimiakon é constituída por apenas algumas centenas de pessoas, onde as mesmas tem que enfrentar temperaturas absurdamente baixas, principalmente no inverno.

No dia 6 de Fevereiro de 1933, a estação meteorológica de Oimiakon chegou a registrar temperatura de -67,7 ºC, um caso verdadeiramente histórico, porém existe nessa localidade uma estátua onde consta que em Janeiro de 1924 foi registrada a temperatura de -71,2 ºC.

Porém, por outro lado, no Verão esta cidade pode atingir mais de +30 ºC, fazendo com que esta seja uma das poucas localidades habitadas cuja amplitude térmica (diferença entre temperatura máxima e mínima) possa variar mais que 100 ºC.

Verkhoiansk, Sakha, Rússia

Verkhoiansk é outra localidade situada na República de Sakha, Rússia, junto ao rio Yana. Verkhoiansk tem mais de mil habitantes.

Em Fevereiro de 1892 chegou a registrar a temperatura de -67,8 ºC, um marco histórico no que toca a temperaturas baixas. Mas já no verão, a temperatura neste local pode ultrapassar os +30 ºC. No dia 25 de julho de 1988 chegou a registrar a temperatura de +37,3 ºC, um verdadeiro recorde de temperatura naquele local. Verkhoiansk também é um dos poucos locais permanentemente habitados cuja amplitude térmica pode variar mais que 100 ºC (semelhante à Oimiakon).

Oimiakon e Verkhoiansk são sem dúvida as duas cidades mais frias do mundo, e que também possuem as maiores amplitudes térmicas do mundo. Para viver nesses locais, principalmente no inverno, as dificuldades são extremas.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário