Os 17 mitos quem um dia você já ouviu de sua mãe
Você se lembra de quando era criança e sua mãe brigava com você por coisas que você nem sabia se era verdade, mas como ela é a mãe, logo confiávamos nas histórias dela. O tempo se passou e muita coisa mudou, hoje você sabe o que na época era apenas mito e o que realmente era verdade, mas até hoje escuta algumas dessas frases vinda de sua mãe.
1. Se não usar óculos, o seu grau vai aumentar
Usar ou não o óculos não interferirá no processo, pois ocorre de forma natural a estabilização ou progressão do grau de deficiência visual, porque as lentes têm apenas a finalidade de corrigir as falhas oculares existentes que atrapalham a formação da imagem.
2. Não pode engolir chiclete, senão ele gruda no seu estômago
Nem sempre nossas mães estavam erradas, pois tem um certo sentido nessa frase. O chiclete não fica grudado na parede estomacal, pois normalmente sai com as fezes, porém, se você engolir diversos chicletes, aí o caso é diferente, porque eles poderão fazer com ocorra uma obstrução da saída do estômago ou do intestino, e isso pode chegar a uma cirurgia para resolução do problemas.
3. Engolir semente, nasce árvore na barriga
Eu particularmente, morria de medo de engolir as sementes de melancia, pois acreditava mesmo que poderia nascer uma árvore cheia de melancias e galhos. Oh! Coisas de crianças ingênuas, o que era muito bom nessa época. Porém não é recomendável comer sementes de algumas frutas, devido elas não serem digeridas por nosso corpo, mas isso não quer dizer que possa ocorrer de nascer uma árvore em sua barriga, pelo menos nunca foi registrado um caso assim.
4. Ficar perto da TV, estraga as vistas
Ver TV de perto não faz mal para as vistas porque os aparelhos de TV mais recentes, lançados a partir da década de 90 já não emitem radiação e portanto não prejudicam a visão. Mas, assistir televisão com a luz apagada pode ser prejudicial à saúde ocular pois a pupila acaba tendo que se adaptar a diferentes luminosidades constantemente, o que pode levar à vista cansada devido ao estímulo em excesso.
5. Estalar engrossa os dedos das mãos
Ao estalar os dedos, lá existe um líquido sinovial lubrificante da articulação que é responsável pela diminuição do atrito e se desloca sob o vácuo que é formado entre as articulações, assim se escuta o barulho do estalo, assim ocorre para as costas, braços, pescoços e joelhos.
Pode ficar tranquilo, estalar os dedos não os engrossa, porque provocar o estalo não faz mal algum aos dedos e nem demais partes do corpo.
6. O homem do saco
Segundo as histórias de nossos familiares mais velhos, quando você saí sozinho de casa, vem um homem com um saco e te leva embora pra nunca mais voltar. Reza a lenda de que esse homem só pega as crianças que brincam na rua e que no saco teria mais outras crianças que ele teria pegado pelo caminho.
7. Leite com manga faz mal
Na época da escravidão, preocupados em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos, pois naquela época era muito raro e caro, os senhores dos engenhos procuraram outras alternativas, pois quanto menor o consumo de alimentos, maior a quantidade de sobras para a comercialização, afinal, o intuito sempre foi o dinheiro e não a situação em si dos escravos.
A fartura da manga era grande, e extremamente barata, então os senhores de engenhos espalharam essa mentira dizendo aos escravos que essa combinação poderia levá-los a morte, desencorajando os escravos a tomarem leite com manga, somente um ou o outro, surgindo então esse mito. Na verdade, a combinação da manga com o leite faz muito bem para a saúde, e com alto valor nutritivo.
8. Comer bolo quente dá dor de barriga
Pura mentira. Não existe nenhuma relação direta entre a temperatura e como seu estômago iria receber um pedaço de bolo. Mas, com certeza, o máximo que pode acontecer, é você queimar a língua.
9. Zarolho. Se um vento bater você fica assim pra sempre
Esse talvez seja o mais fofo de todos os mitos. Porém, não existe nenhum caso de estrabismo induzido e fixado pelo vento.
10. Quem brinca com fogo faz xixi na cama
Não existe até hoje nada que comprove essa ligação. Porém, independente da relação ter fundamento ou não, é extremamente perigoso que uma criança brinque com fogo. Bom evitar.
11. Não lavar o cabelo quando estiver menstruada
Não há nada que diga que tem problema em lavar o cabelo quando estiver menstruada, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.
12. Se apontar o dedo para as estrelas nasce uma verruga na ponta do dedo
Pode ficar tranquilo, isso é só um mito que sua mãe e outros adultos falavam quando você era pequeno. Isso não tem fundamento algum, jamais irá aparecer uma verruga se apontar o dedo para as estrelas.
13. Não pode tomar banho após refeição
Bom, mais um mito que sua mãe contava e que te deixava apavorado só de pensar em morrer se entrasse na água depois de ter comido. O que não pode na verdade, é comer e logo realizar atividades físicas, como nadar por exemplo, pois após aquela excelente refeição, nosso corpo destina toda a energia à digestão, podendo ocorrer o famoso revertério.
14. Quanto mais você dormir mais vai crescer
Muitos estudos comprovam que os hormônios de estímulo de desenvolvimento são liberados durante o sono. Porém, não é dormindo muito que você cresce mais. A genética continua sendo o principal fator quando o assunto é altura.
15. É melhor pegar catapora enquanto ainda é criança
Normalmente a catapora ataca quando você é criança, mas atualmente hoje não faz mais diferença nenhuma. E pegar quando criança ou adulto, o efeito é o mesmo, porque já existe a vacina, que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade.
16. Se não ficar quieto a caxumba pode descer
Em geral, a caxumba se manifesta através do inchaço das glândulas salivares (parótidas) que se encontram abaixo das orelhas, e ela pode acometer outros tecidos, além de inchar os testículos, dando a impressão de que a inflamação desceu, isso ocorre somente quando a pessoa está com a imunidade baixa.
17. Não pode tomar gelado com dor de garganta
Mito. Até hoje não foi encontrado qualquer relação negativa de tomar gelado com dor de garganta. Normalmente quando você tem uma torção, ou qualquer outro tipo de dor, a primeira coisa que você pensa é em colocar gelo na parte infeccionada ou lesionada, portanto, essa frase não tem qualquer fundamento.
Deixar comentário