Fenômenos naturais que ocorrem na terra
Curioso o que a mãe natureza pode nos proporcionar com as belezas e mistérios naturais. São fenômenos naturais únicos e cada um com sua particularidade. Pode ser de uma tempestade simples de gelo até uma rocha que se movimenta sozinha. Vale a pena conhecer esses mistérios da natureza que ocorrem na terra.
1. Sun Dogs
Também conhecida como sóis ou sóis fantasmas. Sun dogs é um fenômeno atmosférico que consiste em um par de pontos brilhantes em ambos os lados do Sol, muito parecido com um círculo ou anel brilhante e luminoso. São ocasionados pela refração da luz a partir de cristais de gelo em forma de placas ou nuvens durante a época de frio.
2. Círculos Aquáticos Misteriosos
Descoberto pela primeira vez em 1995 pelo fotógrafo Yoji Ookata, ao largo da costa sul do Japão. Os círculos nas plantações subaquáticas eram um grande mistério por um longo tempo. Foi finalmente em 2011 que os cientistas perceberam que com até 7 metros de diâmetro, foram criados círculos estampados pelos peixes baiacu.
3. Grande Buraco Azul
Essa é uma imagem magnífica dos fenômenos naturais que ocorrem no mar. É um famoso buraco grande azul em Belize e que estudiosos não sabem como ele se formou. Anteriormente o Grande Buraco Azul era uma caverna interior na época em que os níveis do mar eram muito mais baixos, porém à medida que esse nível começou a subir a caverna inundava. Hoje, o buraco tem mais de 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. Perfeito, não é mesmo?
4. Onda Pororoca
A onda Pororoca chega a ter até 4 metros de altura e viaja a cerca de 800 km até o Rio Amazonas. A onda mais longa do mundo. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes por ano, iniciando-se entre os meses de fevereiro à março, que é quando as marés do Oceano Atlântico atendem à foz do Amazonas. Muitos dizem que navegar na Pororoca é muito perigoso, pois a água contém restos de detritos do rio, muitas vezes até árvores inteiras, porém virou grande atrativo dos surfistas e da população local.
5. Rochas Que Se Movem
Também conhecida como pedras ou rochas em movimento. É um fenômeno geológico bem estranho, pois as pedras se movem deixando uma longa faixa de seu rastro, sem qualquer intervenção humana ou animal. Até hoje estudiosos não conseguiram descobrir o que faz com que ocorra esse tipo de movimento, supostamente alguns dizem que pode ser por causa do vento forte que empurra a pedra em uma fina camada de argila ou solo úmido. As rochas mais pesadas e que se moveram chegaram a pesar cerca de 320 kg. Curioso!
6. Tornado de Fogo
Muito conhecido por tornado de fogo, turbilhão de fogo dentre outros nomes. É um tornado é um turbilhão induzido por um incêndio e, muitas vezes feito de chamas ou cinzas. Ele obtém a forma de fogo de um tornado, porém de chamas. A sua temperatura chega a até 1.090 ° C – quente o suficiente para reacender cinzas sugadas do chão. Fenômeno que ocorre na Austrália.
7. Chaminé de Neve
Uma abertura na crosta do planeta que emite vapor e gases, as chaminés de neve são basicamente restos de pequenos vulcões cobertos de neve e ocorrem em muitas áreas árticas. Assim que o vapor e gases deixam essas aberturas, eles congelam e ficam cobertos por uma espessa camada de neve, transformando os respiradouros vulcânicos nesse fenômeno mais conhecido como chaminé de neve.
8. Tempestade de Gelo
É uma tempestade característica por uma longa chuva de neve, parecendo muito com uma enorme camada de esmalte lisa de gelo. A maior tempestade de gelo já registrada ocorreu em Genebra, na Suíça, em janeiro de 2005.
9. Rocha Viva
Cientificamente conhecido como Pyura Chilensis, a rocha viva é um invertebrado marinho encontrado em densos agrupamentos na costa do Chile e Peru. Por dentro da rocha existe uma criatura imóvel alimentando-se de microrganismos que ele filtra da água do mar.
10. Nuvens Lenticulares
As nuvens lenticulares está entre os tipos mais raros e incomuns de nuvens. O ar úmido sobe por uma montanha que recolhe sobre o início da mesma e forma uma nuvem em forma de lente. Devido à sua forma original, essas nuvens são muitas vezes confundidas com OVNI’s.
Muito lindo esse fenômeno natural das pedras que se movem, até hoje a ciência ainda não conseguiu provar de que forma esses blocos de pedras conseguem se locomover sem alguém que as locomova, eles só tem teorias, a hipótese que falam é que se movem com os ventos, mais isso intriga até hoje os cientistas.