O inicio do processo de formação do ovo acontece nos ovários da galinha. Por esta simples razão os cientistas deduzem que a galinha tenha que nascer primeiro que o ovo, fato essencial para existir a formação do ovo.

De acordo com especialistas das universidades de Sheffield e Warwick, no Reino Unido, após um estudo, pode-se provar que nos ovários da galinha esta presente a proteína que faz desencadear todo o processo que permite a formação do ovo. Esta proteína é chamada de ovocledidina e serve de catalisador para o crescimento cristalino essencial à constituição da casca do ovo.

Na pesquisa foi utilizado um supercomputador para visualizar de forma ampliada a formação de um ovo. A máquina, chamada de HECToR, revelou que a OC-17 é fundamental no inicio da formação da casca. Essa proteína é quem transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcita, que compõe a casa do ovo. Dr. Colin Freeman, do Departamento de Engenharia Material da Universidade de Sheffield, constatou: “há muito tempo se suspeita que o ovo veio primeiro, mas agora temos a prova científica de que, na verdade, a galinha foi a percussora.”

Para o professor John Harding, o estudo poderá servir como base para outras pesquisas. “Entender como funciona a produção da casca de ovo é interessante, mas também pode ser pista para a concepção de novos materiais e processos”, disse ele. “A cada dia a natureza nos mostra suas soluções inovadoras para todo o tipo de problema que ela encontra. Isso só comprova que podemos aprender muito com ela”, finalizou o professor.

Pois bem, com esse estudo simples conclui-se cientificamente que a galinha tem que nascer primeiro que o ovo.

Via: Terra