O peido malcheiroso pode indicar problemas de saúde?

Flatulência ou flato, popularmente conhecido como peido e pum, é uma ventosidade anal que pode ser barulhenta ou silenciosa e que é malcheiroso. Tem origem nos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, nos gases acumulados durante o processo de digestão, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias.

Mais de 99% do volume do peido é composto por gases inodoros. Nos humanos, o gás é expelido aproximadamente a uma velocidade de 0,035 metros por segundo, podendo atingir picos de 0,1 metro por segundo.

O pum na verdade é uma resposta do organismo humano muito inconveniente em relação aos alimentos que consumimos. Infelizmente o peido não é nada agradável, tanto para quem os solta como pra quem os sente, pois imagine um local fechado e alguém por ventura solta os gases, inoportuno, não é mesmo? Mas, é preciso saber que muitas vezes esse fator acontece sem controle nenhum e inesperadamente por parte da pessoa.

Alimentação

O que você come afeta muito no mau cheiro do seu pum, por exemplo, quem está acostumado a comer muita carne tem a propensão de ter um peido mais fedido, quem já come somente verduras, frutas pode ter peidos menos fedorentos.

O peido acontece por causa do processo de digestão. O odor ruim dos gases é causado pelo enxofre que está presente na fermentação das bactérias do intestino. Portanto, o peido malcheiroso não indica nenhum problema à sua saúde, tem somente relação ao que você come.

O cheiro forte e incômodo tem haver com o sulfeto de hidrogênio e do escatol. Quando soltamos peidos mais ruidosos, significa que eles contêm uma maior quantidade de metano. Já quando soltamos peidos mais silenciosos, eles têm uma maior concentração de enxofre. Então, isso desvenda o por quê em sua maioria os peidos mais barulhentos são os mais fedidos, apesar que os silenciosos muitas vezes também são bem desagradáveis.

Então, evitar o consumo de gorduras e alimentos industrializados pode prevenir quanto ao aparecimento dos peidos. Além de que, comer alimentos que contribuem para uma melhor digestão também ajuda no problema dos gases. Nutricionistas recomendam o ingestão de fibras em sua alimentação, pois elas regulam as bactérias da flora intestinal. Portanto, o mal cheiro do peido não é um sinal de doença intestinal.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário