Dicas para deixar seu site WordPress mais rápido

Dicas para deixar seu site WordPress mais rápido

Abaixo estou disponibilizando algumas dicas imprescendíveis para melhorar o desempenho e a velocidade do seu blog/site. Muitas vezes você acessa sites que demoram demais para carregar e isso gera um certo incômodo, muitas vezes os usuários não tem paciência para esperar e então saem do site. Pode ter certeza de esses usuários raramente voltará a acessar seu site.

O WordPress está cada vez mais popular, consequentemente surgem mais ferramentas para a sua melhoria, então fica atento a essas novidades.

Dicas essenciais para otimizar seu blog

1. Instale a última versão do WordPress e suas atualizações.

A versão recem lançada do WordPress é a 3.4.1 que já vem com 18 bugs corrigidos, fique certo de que todas as versões do WordPress vêm com grandes melhorias a nível de performance, portanto o ideal é estar sempre atualizado, essas atualizações sempre aparecem no seu painel administrativo.

2. Instale somente plugins necessários.

Instale somente aqueles plugins essenciais para o seu blog, tipo: WP Super Cache, Desative e remova todos os plugins desnecessários, não somente desative, remova mesmo, sem dó do seu servidor web, pois o fato de estarem somente desativados infelismente afeta no rendimento do seu wordpress, pois este analisa quais os plugins que estão ativos ou não. Dessa forma o WordPress não terá plugins desativados para analisar.

3. Otimize e repare a sua base de dados através do myPhpAdmin

Todas semana você deverá entrar no myPhpAdmin e otimizar a sua base de dados. Localize a sua base de dados WordPress, selecione todos os campos e escolha “optimize tables” e “repair”. Os resultados poderá te surpreender.

4. Hospedagem

De nada adianta se aumentarmos a velocidade do nosso site, instalando plugins, removendo plugins, otimizando imagens, estar sempre atualizado, se o seu servidor de hospedagem é lento. Esse é um dos fatores importantissímos para o bom desempenho do seu site, uma vez que todos esses procedimentos segue em conjunto com o seu servidor de hospedagem. No site listo os melhores servidores de hospedagem, não erre ao contratar um por R$ 4,99 ao mês, só te trará dores de cabeça.

5. Otimize as suas imagens

Otimizar suas imagens é um outro fator muito importante para a velocidade do seu blog. Existem alguns sites bons que otimizam suas imagens, alguns deles são:

Smush.it

Online Image Optimizer

Super PNG

6. Instale o WP SuperCache.

Muitos devem conhecer o WP Super Cache . Ele gera páginas estáticas em HTML para o seu blogue dinâmico. Tutorial de instalação  do WP Super Cache completo.

Espero ter ajudado!

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá amigo, primeiramente parabéns pelo artigo, muito bem escrito. Estou iniciando minhas atividades na internet , segui algumas das informações que consegui fazer passadas em seu artigo, porem acredito que meu blog ainda esteja lento, você poderia da uma olhada.

    Desde já grato pela atenção.

    Iranildo Luna

    • Oi Iranildo,

      Acessei o seu blog e abriu rápido, mas se você tiver alguma dúvida em relação a velocidade dele, acesse o site: http://tools.pingdom.com/fpt/ e digite sua url, você vai ter acesso à um relatório bem interessante das páginas que mais pesam em seu blog dentre outras informações.

      Espero ter ajudado.
      Webtudo.net