Como surgiu o Guinness World Records?

rapunzel Guinness World Records
 

Anteriormente conhecido como Guinness Book of Records, o agora então Guinness World Records, também lançado em português como Livro Guinness dos Recordes é uma edição publicada anualmente, onde é composto por uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de desempenho humano como de extremos da natureza.

No ano de 2003, desde a sua primeira edição em 1955, o livro chegou a vender mais de 100 milhões de cópias, sendo considerado o décimo livro mais vendido da história, o de 2009 é o quinquagésimo-quinto.

História do Guinness

Em 10 de Novembro de 1951 o diretor administrativo da cervejaria Guinness, Sir Hugh Beaver, participava de uma caçada onde acabou se envolvendo em uma discussão, no qual gostaria de saber qual era a ave de caça mais veloz da Europa, a tarambola ou o tetraz. Mas ele acabou chegando a conclusão de que não poderia abater nenhum desses pássaros, porque elas eram as aves mais rápidas que ele já havia visto.

guinness world records livro
Imagem: guinnessworldrecords.com

Ele contou o ocorrido a dois amigos gêmeos, que então travaram uma longa batalha em cima dessa dúvida, porém sem nenhum consenso, pois na época não existia livros ou enciclopédias que pudessem disponibilizar essas informações efetivamente, então acabou tendo a grande ideia de que seria interessante fornecer essas referências em um livro contando todos os tipos de recordes.

A ideia desse visionário sem querer acabou se tornando realidade quando esses dois amigos, Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de apuração de fatos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea, que posteriormente se tornaria o Guinness Book of Records. Inicialmente, sua primeira edição foi lançada em 27 de agosto de 1955 contendo 198 páginas, e no Natal daquele mesmo ano, já era considerado um dos livros mais vendidos no Reino Unido.

Porém, colocar essa ideia em prática foi um trabalho extremamente árduo, uma vez que reunir tantos fatos e casos existentes pelo mundo seria extremamente trabalhoso, mas os irmãos conseguiram realizar essa tarefa contando também com a ajuda de jornalistas que forneceram uma imensa quantidade de números e fatos para que fosse colocada essa ideia em prática. E assim foi.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER