As 9 curiosidades sobre as Hienas

curiosidades sobre as hienas

As hienas formam verdadeiras sociedades matriarcais, sob o comando de uma fêmea-alfa que são extremamente agressivas. O grupo habita as planícies e savanas da África e oeste da Ásia.

Veja alguns fatos curiosos sobre esses mamíferos.

1. Apesar de se parecem muito com os cães, as hienas tem maior  afinidade com animais como as civetas (família Viverridae) e os leões (família Felide).

2. Elas vivem em sociedades matriarcais. Elas demarcam território, brigam pelos machos e vivem em grupos de ambos os sexos comandados por uma fêmea-alfa.

3. A gestação da hiena dura em entre 98 e 110 dias. Geralmente nascem gêmeos, embora não seja raro o nascimento de três ou quatro filhotes.

4. As hienas são consideradas as principais rivais dos leões. Costumam brigar com frequência, mas não pelo domínio de um território, e sim por se alimentarem dos mesmos animais.

5. As hienas possuem mandíbulas tão fortes que são capazes de quebrar ossos. Outra curiosidade interessante sobre esse animal é o seu estômago adaptado para digerir as partes mais duras dos alimentos, inclusive ossos. Aliás, a ingestão de ossos tornam as fezes das hienas bicolores.

6. Hienas são animais extremamente agressivos e não é raro que um filhote mate outro. Uma das prováveis causas está na quantidade de hormônios masculinos produzidos pelas fêmeas durante a gestação.

7. São capazes de emitir gritos ásperos, muitas vezes confundidos com risadas.

Veja também: Fatos curiosos sobre o bizarro ornitorrinco

8. Ao contrário de outros carnívoros, as hienas não têm o hábito de lamber a pelagem, permanecendo assim com o mal-cheiro do alimento, constituído muitas vezes de restos em putrefação.

9. Pode parecer bizarro para algumas pessoas, mas as hienas volta e meia comem excrementos. Ainda não se sabe por qual motivo, mas acredita-se que elas ingerem esse tipo de coisa justamente para ajudar na digestão ou simplesmente quando não encontram nada para comer.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário