As 10 polêmicas envolvendo “Os Simpsons”

os simpsons

1. Simpsons e os Muçulmanos

No episódio “MyPods e Boomsticks”, da 20ª temporada de “Os Simpsons”, acabou gerando muitas polêmicas entre a comunidade muçulmana da Grã-Bretanha. Nesse episódio, Homer Simpson chama seus vizinhos muçulmanos de “terroristas”, depois de descobrir um suposto plano para explodir um centro comercial de Springfield, mas a confusão é esclarecida quando Homer descobre que os vizinhos apenas trabalhavam em uma empresa de demolição.

2. Simpsons e a Argentina

No episódio 10 da 19ª temporada, os personagens sentem-se tão desiludidos com a política norte-americana que chegam à conclusão de que “o melhor seria abolir a democracia para sempre”. De acordo com eles, a forma de governo ideal seria “uma ditadura militar como a de Juan Perón”, uma vez que “quando ele desaparecia com você, você realmente ficava desaparecido”. A justificativa foi que o assunto dos desaparecidos da ditadura “não poderia fazer parte de uma piada”.

3. Simpsons e George Bush

Em 1992, o então presidente norte-americano George Bush, o “Bush pai”, declarou que o desenho representava a decadência moral dos norte-americanos. Quatro anos depois, ele surgiu como vizinho de Homer Simpson em Springfield. A relação conturbada entre os dois termina em uma briga e Homer acaba acertando um soco no ex-presidente.

4. Simpsons e o casamento gay

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado na cidade de Springfield, desde o episódio número 10 da 16ª temporada. O episódio foi ao ar pela primeira vez no dia 20 de fevereiro de 2005 e acabou ocasionando muita polêmica entre as audiências mais conservadoras. O produtor executivo da série, Al Jean, declarou que o desenho não faz apologia ao casamento gay e que os personagens possuem diferentes pontos de vista sobre a questão.

5. Simpsons e os acidentes nucleares

A personagem Homer Simpson trabalha no Instituto Nuclear de Springfield. Frequentemente, ele e os companheiros são mostrados na série desrespeitando normas básicas de segurança. Após o acidente nuclear na usina de Fukushima, Japão, em 2011, vários países do mundo deixaram de exibir esses episódios por considerarem que eles podem facilitar a ocorrência de novos desastres como o de Fukushima.

6. Simpsons e o Brasil

Em 2002 a polêmica da família Simpson chegou ao Brasil com o episódio “O Feitiço de Lisa” . Onde é retratado a cidade do Rio de Janeiro de uma maneira bem desagradável, onde Homer é sequestrado por um taxista, as ruas cheias de cobras, ratos e macacos, uma apresentadora de TV seminua e os brasileiros falando inglês com sotaque em espanhol. Além disso, a região Amazônica é mostrada como se fosse vizinha do Rio de Janeiro.

7. Simpsons e o Equador

O desenho por sua vez foi censurado no Equador em 2009. O governo local alegou que a atração “envia mensagens que provocam a discriminação racial e sexual, além de violência”. A restrição é quanto ao horário em que o desenho é apresentado: a partir de agora, não pode ir ao ar entre 6 e 9 da manhã.

8. Simpsons e a Playboy

Na edição de novembro de 2009 da revista, Marge, a matriarca da família Simpson, foi capa. Em três páginas de “fotos”, Marge não aparece nua em nenhuma delas. A foto mais picante é uma em que ela está vestida apenas com um baby-doll transparente. Na verdade o desenho da capa faz homenagem à modelo Darine Stern, a primeira negra a posar na capa da revista, em outubro de 1971.

9. Simpsons e o Vaticano

Em dezembro de 2009, o jornal italiano “L’Osservatore Romano”, órgão oficial do Vaticano, elogiou o desenho sob o título “As Virtudes de Aristóteles e o Donut de Homer”, o texto dizia que “Os Simpsons” abriu espaço na televisão para desenhos voltados ao público adulto.

10. Simpsons e a Fox

O seriado já comprou briga com a renomada Fox News, um dos principais canais do grupo Fox. Em um episódio de 2010, um helicóptero da emissora voava por Springfield trazendo a seguinte frase: “Não somos racistas, mas somos o número 1 entre os racistas”.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário