A máscara do Grupo Anonymous: Qual é a sua origem?

A Máscara do Grupo Anonymous: Qual é a sua origem?

O nome Anonymous, popularmente conhecido pela maioria dos internautas, vinculou uma imagem de heroísmo anárquico. O grupo de ciber-ataque surgiu durante inúmeros protestos ao redor do globo, e conquistou muita popularidade.

Visto que o grupo, espalhado pelo mundo inteiro, atraiu uma horda jovens sedenta pela cultura popular, o símbolo que os apresenta é a máscara de Guy Fawkes.

Antes de ser utilizada pelo grupo Anonymous, a máscara de Guy Fawkes ou Máscara Anonymous foi utilizada em quadrinhos e um filme. Mas de onde vem a máscara? Quem é Guy Fawkes?

Veja também: Qual é o filme que arrecadou a maior bilheteria?

Afinal, quem é Guy Fawkes?

Já ouviu falar da Conspiração da Pólvora?

Guy Fawkes foi um personagem histórico da Inglaterra. Se tornou notório após participar da famosa Conspiração da Pólvora. Soldado, cristão e opositor do parlamento, lutou contra aquilo que considerava uma tirania: o Estado.

Liderado por Robert Catesby, o plano era assassinar o rei Jaime VI da Escócia e I da Inglaterra. Tal plano consistia em um ato praticamente suicida, já que a operação partia de explodir o parlamento com barris de pólvora. Posteriormente esse foi o nome dado à revolução.

O fim de Guy Fawkes

Com a atividade de manter os barris de pólvora sendo frustrada pelo Estado, Fawkes foi detido em 5 de novembro. Foi torturado de inúmeras maneiras, confessando sua participação na Conspiração da Pólvora, mas, sem delatar nenhum dos compactuantes.

Logo após, foi enforcado e mutilado assim como outros dos que participaram do feito.  Deste então, Guy Fawkes e o 5 de novembro fazem parte da história inglesa.

O nome representa hoje bravura e revolução, e a data, por mais que Fawkes tenha sido apreendido, representa o ideal por traz da revolução.

De onde veio a Máscara de Guy Fawkes?

Mesmo sendo uma revolução, Guy Fawkes não era um indivíduo mascarado como muitos podem imaginar. Sendo um personagem da história, Fawkes tinha traços peculiares da época.

bigode enrolado nas pontas, a barba longa e pontiaguda, o longo chapéu negro, e um manto que o cobria. Pode parecer uma obra ficcional, mas eram adereços da época.

Tudo isso serviu de inspiração para a obra de Alan Moore e David Lloyd, V de Vingança, quadrinho de 1988. A trama abordava referências diretas a Guy Fawkes, o plano de explodir o parlamento, luta contra o Estado totalitarista e, dessa vez, uma máscara que simbolizava a ideologia da revolução visionária. Sendo este, o símbolo como hoje se conhece.

Veja também: As tirinhas mais divertidas da internet.

Além dos quadrinhos: a popularização de Guy Fawkes e os Anonymous

Como nem todas as pessoas são leitoras ávidas, ou, conhecedoras de quadrinhos, a revolução do conhecimento proposto por V de Vingança se deu, em grande parte, pelo filme (2005). A trama era a mesma dos quadrinhos, se apoiando num alicerce mais atual, representando os dias de hoje em referência ao enredo original.

Tendo relativa popularidade entre os jovens que buscavam um herói de carne e osso, a máscara símbolo do personagem passou a ser associada à revolução, tal como a proposta desejava. A ideologia inabalável do personagem em perseguir seus ideais e combater o totalitarismo, reforçava nos telespectadores a própria vontade deste combate.

Com o livre uso da internet, surgiu o grupo de hackers Anonymous, cuja luta compartilhava o mesmo ideal por trás do icônico herói.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário