A história sobre o do Dia das Bruxas (Halloween)

Origem da palavra

Em 1745, foi onde surgiu o primeiro registro do termo “Halloween”. É uma contração do termo escocês All Hallows’ Eve, que significa véspera [do Dia de] Todos os Santos, data comemorativa do calendário cristão. Embora existam várias teorias sobre a origem, a mais difundida aponta para o festival celta Samhain, celebrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.

halloween-origem

Dia das Bruxas, ou Halloween, como é conhecido na língua inglesa, é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono (que tem o inglês como língua oficial ou dominante), em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar dos mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

Festival da colheita

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween teriam se originado de um antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido bases pagãs. Porém, outros já acreditam que ela tenha se iniciado independentemente do Samhain e que tenha raízes cristãs. Originalmente, o Halloween não tinha nenhuma relação comas bruxas.dia-das-bruxas

É comum no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, você ver as pessoas fantasiadas praticando “doce ou travessura”, decorando a casa com a temática, fazendo lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, indo em atrações “assombradas”, contando histórias assustadoras e assistindo filmes de terror. Já no Brasil, a comemoração é através de festas a fantasia, que estão cada vez mais populares e cheia de pessoas famosas.

halloween2

Em muitas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs de Halloween, como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, permanece ainda uma tradição, e já em outros lugares, o dia é mais uma celebração comercial e secular. Alguns cristãos historicamente se abstém de carne no Dia das Bruxas.

O Halloween é atualmente considerado o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, chegando a superar o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi “exportado” para outros países, entre eles o Brasil.

No Brasil, a celebração do 31 de outubro teve início em 2003, onde também se celebra o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

FONTE: Wikipédia
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário