As 10 curiosidades sobre as ovelhas

As 10 curiosidades sobre as ovelhas

As ovelhas são animais que representam uma grande importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. São criadas muitas vezes em cativeiro em todos os continentes. O seu manejo requer cuidados bem específicos por serem animais extremamente sensíveis.

Nas regiões mais frias, como no sul do Brasil, o cuidado com as recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, quando se tratar de raças que possuem sazonalidade reprodutiva.

Além do frio, os criadores devem atentar para raposas, lobos e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes.  A lã, retirada no início do verão, importante fonte de renda para o criador, torna a crescer, garantindo ao animal a sua própria defesa ao frio.

Fofinhas, lindas e extremamente dóceis, a ovelha foi o segundo animal a ser oficialmente domesticado, há mais de 13.000 anos. Mas, não é apenas de beleza que vive a ovelha, ela também é muito inteligente, sabendo inclusive diferenciar rostos dentro de seu rebanho e reconhecer seu pastor.

1. A ovelha propriamente dita é apenas a fêmea, o carneiro é macho, já o cordeiro são os jovens.
2. Há pelo menos 1.400 raças de ovelhas, cada uma adaptada às condições do local onde vive.
3. O leite da ovelha é perfeito para a produção de queijos, sendo utilizado desde a antiguidade.
4. No decorrer dos anos, as ovelhas começaram a desenvolver lãs com cores diferenciadas, mais fofas e mais resistentes.
5. A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero e mais famoso a ser clonado.
6. Incrivelmente, as ovelhas têm a capacidade de se automedicar quando estão doentes comendo plantas específicas para serem curadas.
7. A gestação de uma ovelha é de apenas cinco meses.
8. A ovelha (fêmea) é, normalmente muito dócil e tranquila. Já o macho pode ser agressivo e muito protetor, dando cabeçadas quando se sente ameaçado ou acuado.
9. 70% de toda a lã do mundo vem da Austrália. Eles têm cerca de 126.000.000 de ovelhas que utilizam quase metade do continente da Oceania para pastar.
10. As ovelhas possuem mais de um estômago, sendo assim, conseguem digerir grãos que outros animais não conseguem.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário