Saiba um pouco mais sobre o WordPress – Tutorial para iniciantes

Tela branca no WordPress

Tutorial para iniciantes – WordPress

1. Sobre o WordPress

O WordPress é um sistema bastante útil para aqueles que queiram criar um blog, é atualmente uma das melhores plataformas CMS, sendo bastante

Wordpress

intuitivo de Conteúdo (CMS). É de fácil utilização, instalação e manuseio. Mesmo para aqueles que nunca trabalharam com arquivos php e html irão encontrar uma certa facilidade para publicar artigos em seu blog, além de que na internet e aqui mesmo você encontrará tutoriais para iniciantes bem explicados e de fácil entendimento.

São diversas opções para seu manuseio, porém cada ícone tem uma função explicativa e de fácil navegação. Este é um dos propósitos deste artigo, reunir informações básica para iniciantes sem perder muito tempo tentando descobrir como trabalhar com ele. É simplesmente facilitar sua vida e não gerar maiores dores de cabeça.

Então vamos a apresentação dessa plataforma magnífica que é o WordPress.

2. Apresentando o WordPress

Primeiramente saiba que você está escolhendo a melhor plataforma para criação de blogs/sites. Ao escolher o WordPress você está fazendo uma ótima escolha,ou seja, a escolha da plataforma certa. Com certeza será a primeira e a última CMS que você irá utilizar.

Primeiro de tudo, vou começar com uma introdução ao blogging.

  1. Se você quer o controle total do seu blog/site, deve começar com uma hospedagem profissional, aqui no site você encontrará uma lista das melhores hospedagens, não exite em pagar por um serviço bom, pois hospedagem barata é sinônimo de serviço ruim. O software é livre,porém se quer ter total autonomia do seu blog/site, esse é um dos requisitos.
  2. Normalmente nesses serviços de hospedagens vem um aplicativo que se chama Fantástico Deluxe ou Softaculus, os quais ambos são instaladores desta plataforma. Qualquer dúvida contacte seu serviço de hospedagem, mas não tem segredo, pois uma vez acessado esses aplicativos tem manual para instalação do WordPress.
  3. Defina o usuário do seu perfil “Seu Nome” ou “Nome do Seu Blog”, exemplo: minhahomepage .

3. Tema padrão do WordPress

Twenty Eleven Theme

Um tema profissional é fundamental para o sucesso do seu blog, pois passa uma certa segurança para seus leitores.

Por padrão o WordPress vem com um tema chamado Vinte Eleven, é um tema bom, porém um tanto amador, pois é um tanto carente de recursos, mas bom para iniciantes. Ainda bem que atualmente existem milhares de temas gratuitos disponíveis para você baixar e instalar no seu painel de administração.

Aqui mesmo no site você encontra diversos plugins, que são códigos/aplicativos complementares para seu blog. Você precisará dele para maior desempenho e modernização do seu blog, portanto, só baixe Plugins realmente necessários para não sobrecarregar seu site.

  1. Você poderá escolher o tema padrão do WordPress, ou então acessar o Diretório de Temas do WordPress.
  2. Se caso estiver procurando pelos temas pagos, que são chamados de temas Premium, procure no Google empresas que você se identifique com os Layouts, pois são muitas empresas que oferecem Templates pagos.

4. Apresentando os Plugins

Os plugins é uma das partes essenciais para o aprimoramento e atualização do WordPress, através deles você mantém aplicativos importantes para facilitar sua vida. Atualmente tem tido um enorme e significativo crescimento e popularidade. A maioria dos Plugins disponíveis no site do WordPress são gratuitos, então pode usar tranquilamente, porém use somente os necessários, senão poderá sobrecarregar seu site.

  1. Não importa quantos Plugins que você instalar – é a qualidade desses Plugins que faz a diferença .
  2. Dê uma olhada nesses plugins gratuitos do WordPress que proporcionam extensibilidade para integração ao blog.
  3. Se você mantém o foco em ter uma vasta quantidade de conteúdo, você necessitará de uma caixa de busca em seu site, normalmente esses templates gratuitos já vem com a caixa de busca que você poderá customizar da forma que quiser (arquivo .css).
  4.  Os melhores Plugins gratuitos e atualizados estão disponíveis no site do WordPress ou aqui mesmo no site você os encontra.

5. Publicando Artigos

É provável que você passe a maior parte de seu tempo escrevendo mensagens e páginas do WordPress, por isso você deve tomar o tempo para entender tudo sobre o funcionamento das telas dos novos posts / páginas.

  1. Certifique-se de que você saiba a diferença entre posts e páginas .
  2. Domine o Visual Editor, o Editor de HTML e também o Media Uploader .
  3. Se caso não se adaptar com o Visual Editor, existem diversos outros editores para você instalar no seu WordPress, exemplo Ckeditor, Windows Live Writter, dentre outros gratuitos .

6. Promovendo em Redes Sociais

Embora o WordPress em si é uma plataforma de publicação (em vez de uma plataforma promocional), isso não significa que você não pode obter algumas das suas tarefas promocionais feito a partir do WordPress – especialmente se você instalar os plugins corretos.

  1. Não se preocupem muito com SEO, pois veja aqui alguns artigos que irá te ajudar a trabalhar com o mesmo .
  2. Publique regularmente seus posts/páginas no Facebook, existem Plugins que fazem isso . Vejam esses artigos que ensinam a trabalhar com o Facebook e demais Redes Sociais como o Twitter.
  3. Configure o Feedburner para o seu blog. Acesse o Feedburner do Google. Esse aplicativo faz com que você mande atualizações diárias para seus visitantes, mas claro se você atualizar seu blog todo dia.

7. Otimização, Manutenção e Gestão

Certifique-se que seu WordPress está sempre atualizado, e bem otimizado, são partes fundamentais para uma boa visitação.

  1. Você deve fazer backup do seu site regularmente .
  2. Otimize suas imagens, ou seja, você tem que reduzir suas imagens para não ficar pesado seu blog, pois isso é importante para a velocidade do carregamento de suas páginas. É extremamente importante esse passo.
  3. Não se esqueça de fazer a sua limpeza de vez em quando.
  4. Você logo vai ficar fartos de receber uma notificação toda vez que alguém deixa um comentário no seu site – eles são muito mais fáceis de manusear pelo seu painel administrativo na opção de comentários na sua barra lateral.
  5. Mantenha o foco no conteúdo do seu blog, pois um blog poluído, ou mesmo com artigos muito diferentes pode confundir seus leitores.

8. Contribuição

Somos todos responsáveis pelo sucesso do passado e do futuro do WordPress. Ele baseia-se nos colaboradores do código, pois é um código aberto, ou seja, qualquer um que entenda de php pode ajudar no melhoramento desse CMS.

  1. Pessoas que publicam seus Plugins, trabalham duro, pois muitos deles disponibilizam gratuitamente os Plugins, uns porque gostam do que fazem e outros para aprimoramento pessoal. Tome um tempinho e agradeça aos desenvolvedores dos Plugins gratuitos que você utiliza, pois isso é um incentivo aos desenvolvedores.
  2. Se você quiser contribuir para o contínuo desenvolvimento do WordPress,acesse o portal do WordPress e deixe lá suas dicas, apoios ou até opiniões que ajudem os desenvolvedores.

Espero ter ajudado!

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: