Você sabe quem foi o criador da vaselina?

A vaselina ou gelatina de petróleo é uma parafina líquida: é oleaginosa, límpida, incolor, não fluorescente, inodoro quando frio, mas apresenta leve odor de petróleo quando aquecido, insípido. Insolúvel na água e no álcool, miscível com a exceção do óleo de rícino, solúvel no éter, clorofórmio, éter de petróleo e nos óleos essenciais.

Como é uma mistura ele apresenta ponto de fusão não definido, observando-se um amolecimento perto dos 36 °C e completando-se a passagem ao estado líquido acima dos 60 °C. O ponto de ebulição é acima dos 350 °C. A vaselina é hidrófoba, ou seja, praticamente não se dissolve em água. É usada como base em muitos produtos cosméticos.

Como surgiu a vaselina

A primeira referência ao nome (Vaseline) está relacionada com o inventor da geleia de petróleo (petroleum jelly), Robert Augustus Chesebrough, um jovem químico inglês de apenas 22 anos que patenteou nos Estados Unidos a vaselina em 1872.

vaselina

Robert Chesebrough comercializou a vaselina como uma cura milagrosa. Ele afirmava que a aplicação de vaselina na sua pele poderia curar seus ferimentos, além disso, ele comia uma porção dela todas as manhãs diariamente. Robert viveu longos anos e morreu em 1933 aos 96 anos de idade.

A vaselina, sob o nome comercial “Vaseline”, foi feita pela Chesebrough Manufacturing Company até esta ter sido comprada pela gigante Unilever em 1987.

FONTE: Wikipédia
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro