Curiosidades

Você sabe quantos fios de cabelo temos na cabeça?

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo na parte superior da cabeça do corpo humano.

Eles se diferenciam dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Os cabelos podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores e não servem só como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.

cabelo

A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.

Mas afinal, temos em média quantos fios de cabelos na cabeça? Isso depende basicamente da idade da pessoa. Os recém-nascidos tem de 100000 a 150000 folículos no couro cabeludo e já uma pessoa entre 20 a 30 anos, possui em média, 615 fios por centímetro quadrado — o que quer dizer cerca de 150.000 fios capilares e que crescem em média 1 cm por mês, aproximadamente.

Dos 30 aos 50, esse número chega a cair para 485 fios e isso vai ocorrendo gradativamente, já um octogenário saudável tem aproximadamente 435 raízes por centímetro quadrado.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro