Curiosidades Mundo Animal

Você sabe porque os cães cheiram o rabo uns dos outros?

Os cachorros são conhecidos por terem um olfato muito mais afiado do que o do ser humano, pois os cães tem o sentido mais intenso, de 10 a 100 mil vezes. E para ser mais exato, tudo o que um cachorro precisa saber de outro está localizado no ânus.

Nessa região em específico, é onde se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor meio amarronzado e de cheiro forte. Esse odor fornece a outros cachorros informações importantes, como a sua raça, se é macho ou fêmea e, particularmente, o seu estado de espírito.

É pelo cheiro exalado do ânus do cão que os demais verificam praticamente todas as informações sobre o cão, como se ele tivesse uma carteira de identidade para se diferenciar das demais espécies. A comunicação química se dá por meio de uma glândula especial, chamada de órgão de Jacobson, que é um órgão olfatorial auxiliar de alguns animais. O aparelho biológico ignora os odores inúteis e encaminha todas as informações químicas diretamente ao cérebro do animal, possibilitando a ele o conhecimento sobre os demais a partir de uma boa fungada.

Aqueles cães que são muito submissos escondem completamente suas glândulas anais, assim, evitam que os outros sintam o seu cheiro. A partir daí que surgiram algumas expressões, como a do “com o rabo entre as pernas”.

Quando um cão necessita demonstrar algum tipo de autoridade, ele levanta o rabo para exalar mais cheiro e assinalar: “Quem manda aqui sou eu!”.

REDES SOCIAIS