Você sabe porque a cegonha é símbolo de gravidez?

As cegonhas (Ciconia spp.) são aves migrantes da família Ciconiidae, de aves ciconiformes que inclui as cegonhas, o marabu e o jabiru, entre outros. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos.

As cegonhas não têm siringe, órgão vocal das aves, situado na extremidade posterior da traqueia e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, atividade a que se dá o nome de gloterar.

Elas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados úmidos, várzeas, cidades, pântanos, pastagens e falésias. As cegonhas se alimentam de rãs, lagartos, cigarras, cobras, insetos, minhocas e peixes.

Quando chove as mamães abrem as asas para proteger seus filhotes, e quando chega a Primavera, as crias saem de suas devidas cascas. Põem cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.

cegonha

A cegonha é a que mais se destaca em relação a dedicação aos filhos. De acordo com alguns pesquisadores e estudiosos da área, a abnegação da cegonha é tão grande que se algo acontece com suas crias, elas preferem morrer.

Na Grécia Antiga, foi até criada uma lei chamada ” a lei da cegonha ” (lex ciconia), onde tinha como base a reciprocidade que os filhos das cegonhas tinham por seus pais idosos, cuidando deles com sua penugem e alimentando-os com o produto de suas caçadas, então, baseada na lei grega, os filhos que não sustentassem seus pais na velhice eram punidos se severamente.

Na Idade Moderna, cartões inspirados no afeto das cegonhas representavam-na trazendo um bebê envolto numa fralda, pendurado em seu bico, representando assim o nascimento dos bebês.

FONTE(S): Wkipédia / Portal das Curiosidades
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro