Curiosidades Dicas

Você sabe o que é onicofagia?

Onicofagia é o hábito de roer as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou tédio, o que também pode estar relacionado a desordens mentais ou emocionais. As crianças adquirem o hábito cedo, por volta dos quatro ou cinco anos de idade.

O fato de roer as unhas pode suceder na condução de germes que ficam embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.

Uma pessoa tem que o hábito compulsivo em roedor as unhas, chega a não somente roer as unhas, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida pode ficar exposta a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.

roer-as-unhas

Roer unhas pode atrapalhar no dia a dia, pois acaba restringindo o uso das mãos, no ato de escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir, entre outros coisas. Além disso, pode ocorrer um desgaste do esmalte dos dentes incisivos, acarretando cáries nessas áreas.

Diz-se que essa incidência pode diminuir após os 16 anos de idade, porém, não é em todos os casos e nem definitivamente comprovado.

A causa desse hábito ainda é desconhecida, porém, sabe-se que pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia, nenhuma diferença significativa em relacionar a onicofagia à ansiedade. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.

Tratamento

De um modo geral, a onicofagia não é um caso que deve ser motivo de preocupação e, se não estimulado, com o tempo acaba desaparecendo. Mas, se estiver relacionado a outros problemas, o quadro é um pouco mais complexo, chegando a necessidade da ajuda de um especialista.

Dicas para controlar a onicofagia:

  1. Tente manter as unhas bem cortadas e alinhadas, pois o fato de ter pontas mal aparadas pode ser uma tentação para os roedores de unhas;
  2. Alguns tipos de mordedores de borrachas podem auxiliar, principalmente quando se está assistindo filme, jogos, novelas, etc.);
  3. O fato de mascar chicletes sem açúcar, pode amenizar a vontade de roer as unhas;
  4. Procure ocupar suas mãos com algum tipo de atividade, como trabalhos manuais ou instrumentais.
ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro