Curiosidades

Você sabe o que é o Espectro de Broken?

Você sabe o que é o Espectro de Broken?

O “Espectro de Broken” pode aparecer em diversas situações, pode aparecer quando o sol brilha atrás do alpinista que está observando no pico de uma montanha de  nevoeiro ou névoa. A luz lança uma sombra sobre o alpinista através da névoa, muitas vezes de forma triangular estranha devido à perspectiva. A aparente ampliação do tamanho da sombra é uma ilusão de óptica que aparece quando o espectador vê sua sombra.

A cabeça da figura é muitas vezes cercada por anéis brilhantes, anéis de luz colorida que aparecem em frente ao sol, quando a luz solar é refletida por uma nuvem de gotículas de água de tamanho uniforme. O efeito é causado pela difração de luz visível .

A primeira pessoa que estudou cientificamente esse fenômeno foi o naturalista Johann Silberchslag em 1780, cansado das lendas e contos criados através de uma figura intrigante que apareceu na imensidão das montanhas, então Johann pensou que era a hora de esclarecer os rumores e estudou esse fenômeno.

Na época haviam muitas histórias sobre um fato específico de que as pessoas costumavam chamar de “o fantasma das montanhas”, e que aterrorizaram os moradores alemães. Ele foi descrito como uma forma alongada que aparece nos picos ou nas estradas, também na folhagem e até mesmo no céu.

Em resumo, o Espectro de Brocken é uma ilusão de óptica que ocorre naquela hora do dia quando o sol está mais baixo nas manhãs e tardes, e isso sempre acontece no ambiente onde tem nuvens e há gotas de água em suspensão. Quando a luz passa através destas nuvens úmidas, a difração, um fenômeno que envolve o espectador simplesmente projeta e acaba virando uma aura brilhante.

Aqueles que testemunharam pessoalmente o Espectro de Brocken garantem que é extremamente espetacular e naturalmente lindo.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro