Você sabe o que é aquela mancha branca na unha?

Leuconiquia é um termo médico para a presença daquelas manchas brancas que aparecem sobre as unhas (matriz). O surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem nessa base e que favorecem a formação de pequenas bolsas de ar, surgindo então as manchas brancas.

Existem diversos tipos de leuconiquia e suas causas podem ser variadas. A mais comum é devido um processo inflamatório ou trauma repetido no momento do nascimento da unha. Outros fatores são devido o uso de produtos químicos utilizados no dia a dia, como detergentes, água sanitária ou outras substâncias agressivas ao corpo, uso da unha para abrir algo e até mesmo um esforço exagerado para cortar as unhas.

mancha-unha

Algumas outras pessoas já acreditam que ela seja atribuída pela deficiência de cálcio e zinco na dieta, mas estudos recentes não confirmaram essa hipótese e não há dados objetivos na literatura científica que comprove esse fato.

As manchas brancas causadas por algum tipo de atrito e choque não necessitam de ajuda de um especialista, pois conforme as unhas crescem as manchas vão desaparecendo.

Alguns especialistas na área acreditam que a má alimentação pode resultar nessas manchas, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na  formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis e assim os torna mais vulneráveis as manchas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro