Curiosidades Mistérios Religião

Você sabe a origem da tradição religiosa “Vodu”?

vodoo-vodu-990x602

Vodum, vodun, voodoo ou vodu são termos que se referem aos ramos de uma tradição religiosa baseada nos ancestrais que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon do Benim, onde é, hoje, a religião nacional, com mais de 7 milhões de adeptos.

A religião teve origem na África, em que foi trazida pelos escravos e, para sobreviver, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o batismo católico. A religião tornou-se oficial no Haiti.

Curiosidades sobre o vodu

1. Popularmente, o nome “vodu” costuma remeter a ritos tribais nos quais um feiticeiro espeta agulhas em um boneco para fazer com que alguma vítima, talvez a muitos quilômetros de distância, sofra dores horríveis, ataques cardíacos ou doenças incuráveis. Os ditadores haitianos François e Jean-Claude Duvalier usavam tais rituais para amedrontar suas vítimas.

vodoo-ou-vodu

2. O vodu foi totalmente associado a uma transformação no qual a pessoa fica realmente parecida com um zumbi, pois ela fica totalmente submissa ao feiticeiro que realizou a magia.

3. O vodu é protegido pela Constituição do Haiti,  promulgada em 1987, mas, a religião não foi bem recebida lá. Nas décadas de 40 e 50, a Igreja Católica ordenou que santuários fossem queimados e que seus praticantes fossem agredidos.

4. Os adeptos da religião fazem orações, sacrificam animais e realizam rituais embalados por música e dança para conseguir se comunicar com as entidades.

5. Nunca se ouviram relatos de sacrifícios humanos, apenas dos animais.  De acordo com o código de conduta e de moral da religião, é estritamente proibido ferir o próximo.

6. A palavra vodu tem sua origem no dialeto africano Fon gbé e significa “entidade espiritual”;

7. Trata-se de uma religião monoteísta, onde sua  figura central é um deus todo-poderoso no qual os praticantes se referem como Bon Dieu, (Bom Deus).

8. Os praticantes dessa religião também acreditam em entidades menores, como as Iwa, que acabaram se fundindo com ícones do catolicismo, e hoje existe um sincretismo entre as figuras das duas religiões.

10. A prática de furar bonecas com agulhas foi usada como um método de amaldiçoar pessoas por seguidores do que veio a ser chamado “Voodoo de Nova Orleans”, o qual é uma variante estadunidense do vodu.

11. As bonecas de vodu não são uma característica da religião haitiana, embora as bonecas feitas para turistas possam ser encontradas no Mercado de Ferro de Porto Príncipe, capital do Haiti.

12. A prática tornou-se associada ao vodu na mente popular através dos milhares filmes de terror ao longo da história, e que tem relação com os bonecos de vodu, porém acredita-se que não está relacionado a magia negra e nem a feitiços.

13. Os adeptos dessa religião dizem que ela é voltada na cura e no ato de fazer o bem na comunidade.

Zumbi

Segundo as histórias e contos populares, acredita-se que os bonecos possam transformar uma pessoa comum em praticamente um Zumbi, sendo escravo do feiticeiro, fazendo todas as vontades ordenadas, sob um controle mental extremamente forte.

Muitos desses bonecos são feitos de barro, normalmente se utilizando de terra de cemitério, ou então de pano e dentro deles são colocados alguns pertences pessoais da vítima que sofrerá com a magia negra, depois é feito um ritual para ser iniciado o feitiço. Dizem que para que a pessoa consegue retomar as rédeas de sua vida, é necessário que o boneco seja completamente destruído.

REDES SOCIAIS