Veja quantas horas devemos dormir por dia

dormir quantas horas

Veja quantas horas devemos dormir por dia

Os especialistas recentemente fizeram alguns estudos que mostram que a privação do sono e uma noite mal dormida podem aumentar o risco de doenças mentais ou doença de Alzheimer. Foram feitos experimentos com mais de 16.000 pacientes, e segundo os resultados obtidos, os indivíduos que dormem cerca de 9 horas ou mais tem menos propensão de ter Alzheimer ou algum distúrbio mental, porém, já aqueles que dormem cerca de 3 a 5 horas por dia, vão desenvolvendo aos poucos uma função cognitiva, ou seja, ficam mais expostos as doenças.

Segundo especialistas do sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh e do Western Psychiatric Institute and Clinic, diversos sistemas corporais são afetados de forma negativa pelo sono inadequado: coração, pulmões, rins, apetite, metabolismo e controle de peso, função imunológica e resistência a doenças, sensibilidade à dor, tempo de reação, humor e função cerebral.

Sono ruim

O sono ruim também é um fator de risco para a depressão e abuso de substâncias, principalmente entre pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), e quem sofre de TEPT costuma reviver o trauma quando tenta dormir, o que mantém o cérebro em um estado elevado de vigilância.

Os especialistas recomendam, dormir de sete a oito horas por dia para manter o nível dessas estruturas estáveis durante a noite e se você tem problemas para dormir, fuja dos estimuladores para que você possa equilibrar melhor o seu sono. Tenha em mente então que, não descansar as horas necessárias pode ser um risco para a saúde. Talvez os sintomas não sejam evidentes imediatamente, mas com o tempo as consequências de noites mal dormidas irão vir a tona. Caso trabalho de noite, procure descansar durante o dia, para compensar essas importantes horas de sono.

O sono reparador deve ser contínuo e profundo, sem intervalos durante as horas de descanso, portanto a má qualidade de sono pode gerar o estresse, ansiedade e depressão.

Recomendações:

  • Recém-nascidos (0-3 meses): o ideal é dormir entre 14 a 17 horas por dia. Não é aconselhável dormir mais de 18 horas.
  • Bebês (4-11 meses): Recomenda-se que o sono dure entre 12 e 15 horas, mas não mais do que 16 ou 18 horas.
  • Crianças pequenas (1-2): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 hora.
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5): 10-13 horas é o mais apropriado. Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas.
  • Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.
  • Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia.
  • Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
  • Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas.
  • Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER