Veja os vulcões mais assustadores do mundo

O vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes que escapam para a superfície. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, no qual interferem no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Normalmente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.

A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como os outros eventos naturais, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.

Na Terra, os vulcões tendem a se formar das margens das placas tectônicas. Existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de pontos quentes, também conhecidas como “hot spots”, que são locais aonde o manto superior atinge intensas temperaturas.

Os vulcões tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicam o turismo, interrompem o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada em reconstruções.

Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.

É estimado que cerca de 10.000 vulcões entraram em atividade nos últimos 2 milhões de anos. Atualmente cerca de 500 ainda possuem algum tipo de atividade, considerados vulcões ativos, dos quais 20 deles são os mais ativos.

1. Planalto de Deccan, Índia

planalto-de-deccan-india

2. Parque Nacional Yellowstone, Estados Unidos

parque-nacional-de-yellowstone-eua

3. Thera, Santorini, Grécia

thera-santorini-grecia

4. Monte Vesúvio, Itália

monte-vesuvio-italia

5. Monte Laki, Islândia

monte-laki-islandia

6. Monte Tambora, Indonésia

monte-tambora-indonesia

7. Krakatoa, Indonésia

krakatoa-indonesia

8. Monte Novarupta, Alasca

novarupta-alasca

9. Monte St. Helens, EUA

monte-st-helens-eua

10. Monte Pinatubo, Filipinas

monte-pinatubo-filipinas

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário