Veja imagens incríveis das raposas do ártico

A raposa-do-ártico, também conhecida por raposa-polar, é uma raposa de pequenas dimensões habitante do Hemisfério Norte. Embora alguns classificadores as relacionem ao gênero Vulpes, este animal é considerado atualmente como o único membro do gênero Alopex.  A raposa-do-ártico vive no norte da Europa, da Ásia e da América, na Groenlândia e na Islândia. Encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.

Ela mede de 50 cm a 1 metro de comprimento e possui 28 cm de altura até os ombros. O macho chega a pesar 9,4 kg quando adulto, já a fêmea 3,2 kg. Vivem de 3 a 10 anos e aos 10 meses atinge a maturidade.

A pelagem da raposa fica castanho-parda no verão e branca no inverno, ou seja, varia de acordo com o clima. As raposas percorrem longas distâncias em busca de alimentos todos os anos, chegam a andar mais de 2.300 km. Acasalam com o mesmo par durante toda a vida, extremamente fiéis. No início do verão, um casal de raposas do ártico chega a produzir em média seis a dez crias. O período de gestação da raposa do ártico dura 50 dias.

As raposas do ártico caçam lêmingues, ratos, bagas e outros pequenos mamíferos. Também apanham caranguejos e peixes na costa, bem como aves marinhas e seus ovos. Em épocas de fartura, armazenam as sobras de carne em suas tocas, alinhando ordenadamente aves sem cabeça ou cadáveres de mamíferos. Essas reservas são consumidas nos meses de inverno.

O número de raposas do ártico depende da disponibilidade de alimento e varia conforme o número de suas presas.

Veja o quão são lindas essas raposas.

Fotos: Dreamstime / Defensores da Natureza

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário