Curiosidades Mistérios

Veja a verdadeira história sobre o Halloween (Dia das Bruxas)

1. Qual é a origem do Halloween?

A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase “doces ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram e comercializaram a comemoração. Inicialmente a celebração não tinha qualquer relação com o Dia das Bruxas, era apenas uma festividade cela da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”).

Halloween (Dia das Bruxas) vem da língua inglesa e é uma celebração que ocorre em vários países, principalmente no mundo anglófono. Essa celebração acontece em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

Segundo especialistas, as tradições do Halloween se deram a partir do antigo festival celta da colheita, o Samhain, uma festa gaélica que foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs, porém outros já dizem que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs.

2. Como era e como é a festa atualmente?

Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas em que crianças e adultos se fantasiam para praticar “doce ou travessura”, decorar a casa no estilo assombrado, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, contar histórias de terror e assistir filmes do gênero. Em várias outras partes do mundo, eles celebram o dia frequentando os cultos da igreja e acendendo velas nos túmulos dos que já morreram, mas que permanecem populares até hoje, porém a festa se tornou mais comercial do que cultual. Alguns cristãos historicamente se abstém de carne no Dia das Bruxas.

As 52 fantasias mais criativas para o Halloween

Atualmente, o Dia das Bruxas está se tornando popular até na Espanha, e no Brasil apenas algumas pessoas comemoram com festas a fantasias.

3. Porque as Abóboras?

O uso das abóboras surgiram devido aos buracos que os europeus faziam para as crianças brincarem e colocavam lâmpadas ou velas para iluminar, daí os norte-americanos deram uma transformada na tradição, iluminando a abóbora e seus pequenos buracos com velas, sendo esses buracos com formas de rosto.

4. Os rebeldes do Dia das Bruxas

Durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, as crianças e os adolescentes da época começaram a radicalizar a celebração do Dia das Bruxas. O vandalismo, os danos e a baderna foram se excedendo com o tempo, então o governo teve que tomar medidas para desassociar a celebração do vandalismo. Então começaram a organizar atividades nas cidades e nas vilas, como, concurso a fantasia, desfiles, jogos, dentre outros para tirar o jovem da criminalidade neste dia.

5. Sucesso do filme do Halloween

O mais famoso filme de terror foi dirigido por John Carpenter em 1978, sendo o mais famoso filme de horror do Dia das Bruxas. O filme é marcado pelas máscaras totalmente desfiguradas, e naquela época as máscaras já eram elementos essenciais para a festividade.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro