Uma criança foi envenenada com essa planta

Planta é um ornamento que deixa sua casa mais elegante, bonita, além de que muitos dizem que traz bons fluídos e ajuda a purificar o ar.

Mas o que muitos não sabem é que existem plantas que podem ser extremamente perigosas para os seres humanos.

Como exemplo temos a Dieffenbachia Schott, pertencente à família das Araceae, englobando cerca de 135 espécies de plantas herbáceas perenes, conhecida pelas suas folhas variegadas.

Essa espécie é muito comum como planta decorativa, principalmente no interior do ambiente, pois elas não necessitam de muita luz podendo sobreviver na sombra e também em lugares secos.

A espécie mais conhecida e utilizada em residências é a Dieffenbachia Picta Schott, popularmente conhecida como Comigo-ninguém-pode.

A origem do nome vem de um naturalista alemão, Ernst Dieffenbach, tradutor da obra de Charles Darwin, com o qual se correspondia.

Mas fiquem atentos, pois essa espécie possui células que contém cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha, chamados ráfides. Além de conter enzimas proteolíticas que propiciam a produção da histamina que é a razão para a toxicidade, de acordo com os especialistas. Se uma folha desta planta é mastigada, irá causar uma sensação de ardor temporária e vermelhidão, podendo até matar uma criança.

Foi relatado que uma criança de 5 anos teria ingerido a folha dessa planta enquanto brincava em casa e imediatamente começou a ter dores no estômago. Sua mãe teria pensado que não se passava de uma dor normal no estômago, como uma gastrite, mas a dor começou a piorar e seus pais se viram obrigados a levar a criança ao médico, chegando lá, foi diagnosticado um forte envenenamento.

A criança foi medicada e tratada durante mais de 3 horas, mas o menino sofria de choque anafilático, sendo necessário a remoção da criança para a ala de emergência para uma injeção de epinefrina. Lembrando que a anafilaxia não tratada imediatamente, pode levar a inconsciência ou até mesmo a morte, mas nesse caso seus pais a levaram rapidamente ao serviço de emergência, onde correu tudo bem e nada de pior aconteceu.

Ao ingerir essa planta, ocorre uma inflamação que desencadeia um dos mecanismos de resposta imunitária, levando à formação de um edema, no qual pode acarretar uma perda temporária da voz. Daí que estas plantas recebam no sul dos Estados Unidos da América, onde são comuns, o nome de dumb-cane (cana-do-mudo). O inchaço pode ser fatal se levar ao bloqueio dos canais respiratórios.

O contato com a planta dieffenbachia pode causar sintomas desagradáveis em crianças e animais de estimação, incluindo irritação oral, salivação excessiva e inchaço. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser tratados com sucesso com agentes analgésicos e anti-histamínicos.

Deixar comentário

Clique aqui para postar um comentário