Bizarro Curiosidades Mistérios Religião

Será que o pacto com o diabo realmente funciona?

pacto com o diabo

Pacto com o diabo, verdade ou mito?

O Diabo na Terra

Na cosmologia cristã, mais conhecido como Satanás, Lúcifer ou simplesmente o Diabo. O Diabo é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã. É tratado como a representação do mal, em sua forma original de um anjo querubim, responsável pela guarda celestial, que foi expulso dos Céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar-lhe o trono, vindo à terra para tentar os homens ao pecado.

Com seu parecer ainda desconhecido, muitas são as tentativas de reproduzi-lo. O mais popular o levaria a ter uma cor vermelha, com feições humanas, mas com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão, para remeter a um cetro.

Outra forma também comum quanto ao parecer corresponde à de um ser metade humano, metade bode, com o pentagrama invertido inscritos no corpo. No entanto, muitas pessoas têm reclamado ao longo da história que este conceito não é nada mais do que uma imposição por parte da Igreja, para que o homem ande corretamente dentro das regras das igrejas.

Os religiosos dizem que vai trazer condenação eterna e perca da alma, enquanto os adoradores do Diabo retrucam e dizem que, na verdade, as consequências são só positivas e que não é do interesse do personagem que os seres humanos sejam condenados.

Em algumas versões dessa crença, Satanás foi o único que realmente abriu os olhos do homem e mostrou-lhe a verdade sobre o mundo, enquanto a divindade cristã é equivalente ao do demiurgo de Platão, queria que o homem continuasse cego quanto aos mistérios e verdades do mundo.

Pacto com o Diabo

Um negócio com o Diabo, pacto com o Diabo ou uma Barganha Faustiana, é um motivo cultural, melhor exemplificado através da lenda de Fausto e da figura de Mefistófeles, mas elementar para muitos contos Cristãos. De acordo com a tradicional crença Cristã em bruxaria, o pacto é entre a pessoa e o Diabo. A pessoa oferece a própria alma em troca de favores diabólicos, como riqueza, juventude, conhecimento, poder e sucesso.

Acredita-se que algumas apenas pessoas tenham apenas adoração pelo ser, e a cultuam como um tipo de religião, mostrando apenas que possuem o Diabo como mestre, em troca de nada, mas a maioria que se aproxima dessa figura é para alguma troca de vantagem. Mas se o Diabo é o pai da mentira, será que ele vai mesmo te dar tudo o que pediu por apenas uma alma sem sofrimento? Há boatos de que muitas pessoas famosas tenham feito pacto com o diabo, veja quem são elas.

Theophilus

A lenda de Teófilo é um dos primeiros casos históricos de pacto com o diabo. Teófilo era um monge da Cilícia, atualmente conhecido como Turquia que teria feito um pacto irônico com o diabo para ganhar um aumento de conhecimento no livros deuterocanônicos da Bíblia.

Os detalhes do pacto variam conforme as versões apresentadas, alguns dizem que ele fez isso por ciúmes, outros, devido a uma traição do bispo, a verdade é que anos mais tarde Teófilo, se arrependeu de sua decisão e orou e jejuou por 70 dias, que depois de uma confissão ao bispo lhe trouxe o perdão divino. Esta história serviu para teólogos medievais estabelecer a importância da Virgem Maria na salvação de uma alma condenada.

Fausto de Goethe

Outro caso famoso foi o de Fausto, imortalizado por Goethe, que fez um pacto com o diabo trocando sua alma por prazeres mundanos e conhecimento ilimitado. Esta lenda também apresenta muitas versões. Historicamente dizem que Fausto era um alquimista, renomado químico e estudioso e que veio a falecer em 1540.

Segundo estudiosos, todo o pacto realizado com o diabo pode ser desfeito quando você se arrepende e pede perdão à Deus, por mais forte que tenha sido o pacto, Lúcifer não pode violar a liberdade de escolha que Deus deu à humanidade. Há ainda aqueles que dizem que o pacto com o diabo não passa apenas de uma armadilha para Lúcifer deter a alma do pactuador para sempre. E aí, você acredita? Se sim, deixe seu comentário sobre o assunto.

REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba novidades no seu e-mail.

Parceiro