Curiosidades Mundo Animal

Será que a coruja gira a cabeça em até 360 graus?

As corujas são aves denominadas como estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. São conhecidas também como murutucu na região do Amazonas.

Elas possuem hábitos notívagos (aquele que anda ou vagueia de noite) e voo silencioso devido à estrutura de suas penas. Sua alimentação é baseada em insetos, aranhas e pequenos mamíferos, como os roedores e morcegos. A presa é ingerida por inteiro, e depois de engolirem sua refeição, vomitam pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas se tornam presas fáceis para outros predadores, como o gavião.

coruja

A coruja é o símbolo da Deusa grega da sabedoria, Atena, é uma coruja do gênero Athene: o mocho-galego. Também considerada o símbolo da filosofia.

Mas enfim, elas conseguem ou não virar a cabeça 360 graus?

Não, mas elas podem virar sua cabeça e pescoço em até 270 graus de um lado para o outro e 180 graus de cima para baixo, o que proporciona a ela a liberdade de observar todo o espaço ao seu redor sem precisar mexer o corpo. Acredita-se que essas aves desenvolveram esta excepcional capacidade, devido a localização dos globos oculares que são estruturas grandes, mas quase imóveis o que acaba limitando os movimentos dos seus olhos.

E como elas conseguem?

Aparentemente, ela passa a sensação de ter um pescoço bem grosso, porém não é, essa impressão é somente devido a sua quantidade de plumagem, e na verdade seu pescoço é bem fino e articulável. As vértebras das corujas são bem flexíveis comparada em relação as vértebras comuns dos mamíferos. Além de a coluna cervical ser formada por vértebras extremamente versáteis, elas ainda possuem cerca de 13 vértebras no pescoço, enquanto nós temos apenas sete, e como resultado de tudo isso, sua capacidade de estar sempre em estado de alerta aos pequenos movimentos ao seu redor é extremamente incrível.

Por que os galos cantam de manhã?

Ao virar a cabeça, sua visão e audição estarão sempre voltadas para a mesma direção, além disso, o disco facial funciona como uma antena parabólica, que capta e amplia os menores ruídos. Como são excelentes caçadoras, elas ainda possuem os ouvidos desalinhados que ajuda na localização precisa da presa.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro